A importância da manutenção do bem-estar nas empresas vem ganhando espaço a cada ano, pois já se sabe que cuidando da saúde mental dos profissionais, todo mundo ganha. 

Até 2019, a terceira maior causa de afastamento no trabalho foi por transtornos mentais e, em 2020, esse valor aumentou de forma expressiva com a pandemia.

Além disso, com a ampliação de fatores estressantes no país, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de pessoas mais estressadas no mundo. E, em relação à depressão, está em quinto lugar.

Dessa forma, muitas empresas começaram a se preocupar com a qualidade de vida e a saúde emocional dos seus colaboradores.

Por isso,o setor de Recursos Humanos tem um papel muito importante neste processo.

Sabe como? Veja aqui os benefícios de cuidar dos profissionais da sua empresa e dicas para colocar isso em prática.

BENEFÍCIOS AO CUIDAR DA SAÚDE EMOCIONAL DOS PROFISSIONAIS

Antes de mais nada, precisamos entender quais os principais benefícios de manter um bom cuidado com a saúde emocional dos profissionais.

Para isso, elaboramos uma rápida lista, acompanhe:

Maior produtividade

A produtividade é um fator muito importante para o bom andamento da empresa por estar diretamente ligada à capacidade de entrega e faturamento.

E o que faz manter a produtividade em alta? Boa parte disso vem de se ter concentração e motivação.

Para alcançar esses dois benefícios, os níveis de estresse e ansiedade precisam estar equilibrados, o que, consequentemente, pode levar ao aumento de rendimento no trabalho.

Quanto mais colaboradores participarem dos projetos, maior o aumento da produtividade.

Retenção de talentos

Reter talentos é um enorme desafio para as empresas.

A alta rotatividade de funcionários é ruim para o clima organizacional, além de representar um custo financeiro significativo. Substituir um bom profissional é sempre mais caro que mantê-lo. 

No momento em que a empresa valoriza o cuidado com o bem-estar do time, as pessoas se sentem valorizadas, visualizando uma vida pessoal e profissional neste ambiente. 

A tendência é o aumento do comprometimento e engajamento com a empresa, reduzindo os pedidos de demissão. 

Fortalecimento do trabalho em equipe

Para um trabalho em equipe de qualidade, é importante lembrar que cada pessoa vem de uma realidade e perspectivas diferentes, e isso pode levar a algumas falhas de comunicação e conflitos.

Cada um é responsável por suas tarefas, mas os colegas precisam uns dos outros para a entrega ser completa. Por isso, a relação interpessoal tem que estar o mais forte possível.

Assim, quando trabalhamos a saúde emocional dos colaboradores, podemos trabalhar também o desenvolvimento da empatia, comunicação não-violenta e união dentro da equipe.

O clima organizacional agradece!

Menos afastamentos médicos

Quando um funcionário se afasta da empresa por questões médicas, sua equipe e atividades ficam defasadas, causando um desequilíbrio na produção.

Como exposto antes, no caso de transtornos mentais, o afastamento médico aumentou nos últimos anos, ainda mais na pandemia, causando prejuízos em diversas empresas em todo o mundo.

No entanto, já é comprovado que investir na prevenção de doenças mentais, além do tratamento precoce, reduz em muito os afastamentos por causas emocionais e os consequentes prejuízos financeiros. 

No final, todo mundo sai ganhando!

Viu quantos benefícios? Mas agora, como o RH pode ajudar a colocar isso em prática? Olha como é possível fazer isso de forma simples:

4 DICAS DE PARA CONTINUAR CUIDANDO DA SAÚDE MENTAL DOS COLABORADORES

Em seguida, e tendo entendido os principais benefícios, vamos falar agora sobre dicas, afinal, sempre é bom contar com elas, não é mesmo?!

Separamos quatro dicas muito importantes sobre como uma empresa deve estar cuidando da saúde mental dos colaboradores.

Ter uma pessoa ou time responsável como Compliance

O termo Compliance vem do inglês “to comply”, que significa “estar em conformidade”.

Dentro do setor de RH, o Compliance será o colaborador responsável por garantir que a conduta da empresa e colaboradores esteja de acordo com as normas pertinentes. 

Ou seja: vai verificar, a partir do seu trabalho e de canais criados, se a empresa está cumprindo com sua responsabilidade junto do profissional contratado, indo muito além sobre o pagamento mensal: oferecendo também a segurança necessária.

Além disso, pode criar canais de sugestões, críticas e denúncias, possibilitando melhorias, diminuindo abusos e assegurando o bem-estar de todos. 

Treinamentos para gestores de equipes

Realizar eventos e treinamentos para gestores de equipes melhorarem sua performance profissional é muito válido para cuidarem de seus colaboradores.

Inclusive, o treinamento pode possibilitar que os gestores evitem ou identifiquem os problemas com o time mais facilmente.

Com o preparo adequado, a liderança se torna mais eficiente. 

Esse cuidado e carinho desenvolvido pelo gestor de equipe servirá de inspiração para os outros, que também vão olhar isso como uma forma de comportamento para seguir no dia a dia.

Além disso, esses treinamentos irão trazer para o gestor um olhar mais humano, lidando não só com o lado profissional da equipe, mas também com o lado pessoal.

Realização de cursos para desenvolvimento profissional e pessoal

O profissional, quando compreende que estão “apostando” no seu desenvolvimento, tende a ser mais motivado para buscar crescer e dar o seu melhor na empresa.

Ao oferecer cursos que podem promover não somente o seu desenvolvimento no trabalho, mas também na vida pessoal, cria-se ali um elo entre a empresa e o profissional, que irá retribuir isso em forma de resultados.

Outra sugestão é disponibilizar um espaço para o colaborador apresentar projetos mesmo que, a princípio, não seja a área dele.

Excelentes ideias podem surgir! 

Suporte terapêutico

Ao falar de saúde mental, precisamos lembrar da importância de ter um suporte terapêutico de confiança para orientar e cuidar do profissional sempre que necessário. 

Saúde mental nunca será um gasto, mas sim um investimento com retorno para o colaborador e a empresa. 

O Psicologia Viva é uma plataforma online que democratiza o acesso a psicólogos, de forma segura e confortável.

Com este suporte, as chances de afastamentos e demissões tendem a ser bem menores, aumentando ainda a produtividade e melhorando o clima dentro da empresa.

Esse artigo foi desenvolvido em parceria com o site Psicologia Viva – Plataforma de atendimento psicológico online.