Não acredite que por ter pouca ou nenhuma experiência seu currículo deixa de ser atrativo. É porque mesmo assim, você sempre terá um perfil e saberá algo que poderá ser aproveitado tanto na apresentação do seu primeiro currículo quanto na jornada de trabalho.

Neste post, queremos ajudar você a entender como potencializar habilidades e mais do que isso: fazer um currículo para primeiro emprego que traga excelentes resultados. Acompanhe nas próximas linhas!

Currículo para primeiro emprego: não caia em armadilhas

É fácil pensar que o currículo parece ‘muito fraco’ para impactar Por essas e outras é tentador colocar informações inúteis no papel e isso não resolverá em nada. Na verdade, irá atrapalhar você e o recrutador. 

Outra prática que acaba sendo ainda pior: mentir habilidades na tentativa de impressionar. Saiba que se optar por esse caminho, o resultado será um fracasso. Hoje em dia é fácil para recrutadores obterem informações a um simples clique e saber o que não está de acordo com o que você passou.

Entenda mais sobre esse assunto no nosso canal do Youtube:

 Como evitar as 3 mentiras mais comuns no currículo

Aposte no que você sabe para não inventar habilidades no currículo

Sem ter tido experiência alguma no mercado de trabalho, vale apostar colocar esses itens no currículo:

  • Cursos já realizados ou em execução;
  • Projetos de estudar determinada área;
  • Voluntariado;
  • Trabalho com a família;
  • Conhecimento de idiomas;
  • Conhecimento em informática;
  • Facilidade com redes sociais (se for o caso, é claro).

E se você já concluiu alguma graduação, é hora de valorizar os trabalhos acadêmicos e palestras das quais você participou. 

Dica:

O Linkedin é uma plataforma importante de recrutamento. Procure deixar atualizado.

6 passos simples ao fazer um currículo para primeiro emprego:

  1. Comece, claro, com as informações pessoais. Neste item não é necessário colocar números de documentos e nem fotos. Atenção para os endereços de e-mail porque quanto mais sóbrio, melhor. Exemplo: ao invés de mariazinhax007@, prefira maria.santos@.
  1. No objetivo da candidatura à vaga evite frases como: desejo contribuir, conquistar minha independência e crescer junto com a empresa. Tudo isso pode ser considerado aleatório demais, então prefira: quero atuar em atendimento e ganhar experiência com o público para aprimorar minha competência em vendas.
  1. Coloque informações de estudo. Neste campo é válido não ficar apenas limitado a qual escola frequentou, mas aproveitar para acrescentar os cursos e experiências em trabalhos da família ou voluntariado como citamos acima.
  1. Na parte do currículo em que são destacados os locais onde a pessoa já atuou, você pode substituir por características e aí acrescentar que é uma pessoa criativa ou que tem forte senso de organização e disciplina.
  1. É sempre bom para o recrutador saber se você tem meios de deslocamento próprio ou se tem disponibilidade para viagens e, até mesmo, se está aberto a mudar de cidade. Neste último é mais válido para empresas de fora da sua região.

Peça para alguém revisar. Não deixe que a ortografia e a gramática deixem você na mão. É mais fácil procurar alguém que dê uma lida para você e aponte como melhorar do que ter um recrutador constatando erros de português no seu currículo.

Quer mais dicas? Então não acesse esse vídeo:

Elaboração de currículo | Saiba o que realmente importa

Você sabia que nós da Missão RH somos especialistas em recolocação profissional e temos um Banco de Vagas disponível? Acesse agora mesmo!
Além disso, temos cursos com valores acessíveis para você criar novas competências e aproveitá-las no seu novo currículo. Sua vida profissional pode ser um sucesso, aproveite!