Imagine um ambiente de trabalho e as diversas pessoas que integram a equipe. Com certeza você já pensou de cara em perfis diferentes neste cenário. A grande sacada de uma organização é não apenas saber disso, mas entender e valorizar os diferentes formatos que cada um possui para desenvolver algo.

Ter pessoas com perfil comportamental diferenciado é um ganho para a equipe. É necessário que diversas habilidades se completem e somem talentos em um time.

É por isso que as empresas estão apostando em aplicar testes de perfil comportamental. Neste post, vamos entender melhor quais são as características mais aproveitadas em ambientes empresariais. Acompanhe!

4 personalidades mais conhecidas por meio de testes de perfil comportamental

Os testes de perfis comportamentais são essenciais para determinar as forças e fraquezas de um colaborador. O conhecimento sobre os perfis é a peça-chave para motivar as pessoas e, com isso, otimizar resultados.

É claro que as pessoas possuem quase todos os comportamentos, mas alguns são predominantes!

Leia mais: Como fazer um currículo para primeiro emprego? Entenda em 6 passos simples

Os testes existentes no mercado foram idealizados por pensadores da psicologia e precisam ser avaliados por quem tem capacitação para isso. Mas vamos entender o que geralmente é realidade nos resultados destes testes de perfil comportamental a seguir.

O comunicador

Esse profissional tem alto poder de persuasão. Essas pessoas geralmente incentivam o grupo pelo seu entusiasmo e carisma. É comum terem novas ideias e os bons relacionamentos são um ponto muito forte dos comunicadores. Eles são capazes de manter o time unido e motivado.

Para esse grupo de pessoas, não é indicado que precisem seguir processos, cronogramas e planejamentos.

Um desafio aos comunicadores é sobre ter dificuldade em ouvir retornos negativos.

O Executor

A realização de tarefas é o ponto forte deste perfil, assim como a autoconfiança. Gostam de ter autonomia e são pró-ativos. Por isso, não precisam de alguém fiscalizando suas tarefas. São pessoas feitas para ocupar cargos de liderança.

Os executores têm posicionamentos fortes e defendem suas ideias com firmeza. Esse perfil precisa ter atenção para não tornar-se autoritário já que eles podem agir antes da hora por falta de paciência atropelando o planejamento feito por outra pessoa da equipe e que previa exatamente um prejuízo em casos de antecipação da ação.

O Analista

A organização é o foco dos analistas. Dê a esse profissional tudo o que precisa de atenção a detalhes. Eles conseguem lidar bem com a rotina e trabalhos repetitivos. A responsabilidade da entrega é muito valorizada por esse perfil.

No entanto, não atuam bem sob pressão. Projetos que exigem praticidade não devem ser confiados a eles por conta do perfeccionismo já que ele vai se esforçar demais e nem sempre o trabalho exige perfeição.

O Planejador

Esse profissional consegue antecipar e evitar transtornos justamente porque é bom em planejar. Mantém a constância necessária e tem paciência, o que é excelente para a equipe. Encontram muitas soluções por verem uma situação sob a perspectiva de vários ângulos.

O ritmo constante ajuda e muito na concretização de ideias, mas essas pessoas acabam não reagindo bem a surpresas.

Propostas que precisam de improvisação não são o caso para esse profissional e é preciso mais tempo para que eles aceitem ideias inovadoras.

Leia também: Metas, comissões e possibilidades de ganhos sem limite, será que essa carreira é para você?

O perfil comportamental pode ser encontrado em plataformas de recrutamento

Você sabia que nós da Missão RH contamos com uma plataforma de gestão estratégica de relacionamento? Desta forma, conseguimos atrair candidatos com as habilidades certas para cada situação.

Afinal, mapear os perfis comportamentais faz parte dos processos de recrutamento e seleção que são capazes de identificar as atitudes predominantes de cada um.

Ficou com alguma dúvida? Então contate nossa equipe agora mesmo.