Assumir riscos e ser competitivo pode gerar muitos lucros, não é mesmo? Mas antes que você largue um trabalho estável ou se jogue de cabeça nessa ideia,  atenção: esse é um perfil específico de profissional. E, por isso, se você possui essas características, se sentirá realizado em funções do tipo, mas se não possui, poderá acumular frustrações. 

Se você tem dúvidas sobre ter ou não esse perfil profissional, fique até o final porque trabalhar com metas, comissões e ter a possibilidade de ganhos sem limite serve para pessoas que possuem as características que você saberá a seguir.

O Eneagrama pode desvendar se seu perfil profissional é adequado a metas, comissões e desafios diários

Quem acompanha nós da Missão RH sabe que acreditamos na didática do Eneagrama. Esse é um formato que apresenta nove tipos psicológicos e que é utilizado para mapear padrões de comportamento. Por isso, é muito útil para questões profissionais, especialmente se você quer saber se é do time dos que atuam com metas, comissões e escaladas de ganhos.

Saiba mais sobre Eneagrama no nosso canal do Youtube

O Tipo 3 é exatamente o que se enquadra em funções competitivas e que busca sempre o melhor para atingir o mais alto nível que puder, afinal, o céu é o limite para eles. Desta forma, o Tipo 3 do Eneagrama tem muitas chances de se dar bem com um trabalho que exija metas, comissões e tudo que o desafiar. Aliás, para alcançar o objetivo, eles seguem um planejamento ideal construído por um processo próprio deles.

Características do Tipo 3 do Eneagrama:

✓ Possuem foco em resultados;

✓ Têm um olhar para o futuro;

✓ São extremamente confiantes;

✓ Acreditam em meritocracia, os melhores vencem;

✓ Obstáculos são vistos como motivadores;

✓ Podem ser vistos como pessoas sem paciência;

✓ Acabam tendo dificuldades em cuidar dos outros a sua volta por estar voltado a atingir seu objetivo;


Se identificou com o tipo 3? Ainda não tem certeza? Então dá só uma olhada nesse vídeo:


Pessoas práticas se enquadram no Tipo 3, o melhor para quem atua com metas e comissões

Por estarem concentrados no objetivo final, são práticos justamente porque precisam chegar lá sem perder tempo. Trabalham de forma eficiente em direção às metas

A jornada não é o ponto principal deles, mas sim o que irão conseguir com o esforço. Isso acontece também porque possuem ritmo acelerado que os mantém em alerta. Assim, conseguem principalmente:

○ Tomar decisões rápidas;

○ Ter autoridade e autonomia;

○ Encorajar pessoas a cumprir as metas.

Mais do que isso, o eneagrama Tipo 3 fala de pessoas que buscam a admiração dos demais por serem bem sucedidas. A imagem de sucesso faz com que eles tenham energia para o trabalho. Um ponto a ser trabalhado no Tipo 3 é não cair na armadilha do estresse ou da frieza em relação às exigências com os outros.

Muitos milionários no mundo são deste tipo do eneagrama, como: Cristiano Ronaldo, Roberto Justus e Silvio Santos. Não por acaso, o Tipo 3 é chamado de O bem-sucedido.

Leia também: Conheça as 5 habilidades mais desejadas pelas empresas 

Você sabia que a Missão RH possui ampla experiência em Gestão de Pessoas? Nós valorizamos o conhecimento como peça-chave para o sucesso saudável. 

O gerenciamento inteligente requer habilidades de entender perfis profissionais e é por isso que nós contamos com serviços que ajudam você a integrar o mercado de trabalho de forma construtiva.

Conheça mais sobre nós!