O crescente uso de plataformas de recrutamento e seleção por empresas de diversos nichos, acende um alerta para você que busca uma nova colocação no mercado. 

Obviamente, esse tipo de ferramenta traz diversas vantagens como, por exemplo, a redução do tempo gasto nos processos seletivos e o preenchimento mais assertivo das vagas disponíveis.

No entanto, por utilizarem a Inteligência Artificial (IA), o preenchimento de um simples dado pode fazer com que o algoritmo dessas ferramentas descarte o seu currículo.

Então, o seu perfil não avança de fase e fica longe dos olhos dos recrutadores humanos.

Inclusive, pesquisas apontam que esses softwares conseguem eliminar cerca de 72% dos currículos antes que algum humano os veja.

Isso porque as plataformas são programadas para serem extremamente compatíveis com os requisitos da vaga, sendo eficientes na triagem de currículos e na avaliação de testes de personalidade.

Se você quer saber como driblar os desafios para concorrer a uma vaga realizada por meio dessas ferramentas digitais, continue a leitura.

O time da Missão RH separou dicas que vão te ajudar a alcançar excelentes resultados.

Como avançar de fase nas plataformas de recrutamento e seleção?


Nos últimos anos, o uso da tecnologia em processos seletivos tem se tornado cada vez mais comum.

Empresas estão aproveitando a automação para tornar o recrutamento mais eficiente, reduzindo o tempo gasto em busca de novos profissionais e melhorando a qualidade das contratações.

As plataformas de recrutamento e seleção são estratégias adotadas por empresas de portes distintos para encontrar, avaliar e contratar candidatos para suas vagas de emprego. 

Em geral, essas ferramentas online fazem o rastreamento de candidatos, aplicam testes de lógica e psicológicos, programam entrevistas por vídeo e avaliam a compatibilidade daquele perfil ao estilo de profissional que a empresa procura.

No entanto, o recrutamento automatizado também apresenta desafios, como a dificuldade de avaliar habilidades sociais e emocionais dos candidatos sem interação pessoal, bem como a exclusão de possíveis talentos por conta do algoritmo.

Leia, agora, algumas dicas para driblar os algoritmos e avançar no processo seletivo online:

1 – Otimize seu currículo


As plataformas de recrutamento e seleção geralmente utilizam palavras-chave e critérios específicos para a triagem dos candidatos. Portanto, é importante que você otimize seu currículo para que ele corresponda aos requisitos da vaga. 

Elaboração de currículo | Saiba o que realmente importa

Compare seu currículo com a descrição da vaga e, depois, inclua termos e expressões que a própria empresa utilizou. Essa simples adaptação pode classificar seu currículo como um forte potencial para aquela função.

2 – Fique atento aos requisitos mínimos


Outro algoritmo fundamental para te manter no processo seletivo é o que refere-se aos requisitos mínimos da vaga. 

Isso inclui, principalmente, a formação acadêmica e a experiência profissional. Certifique-se de que você atenda a esses requisitos antes de se candidatar para a vaga, caso contrário, seu currículo pode ser excluído automaticamente pelo algoritmo.

Aqui, vale também incorporar no seu texto as palavras utilizadas no próprio descritivo da vaga. Ou seja, fique atento para preencher esses itens simples com a grafia que a empresa utilizou no descritivo.

3 – Aposte em um currículo simples


A forma como você anexar seu currículo na plataforma, se utiliza foto e gráficos e qual a linguagem adotada, podem afetar a leitura do algoritmo: quanto mais simples for a formatação, melhor!

Utilize títulos fáceis como, por exemplo, experiência profissional, escolaridade e idioma. Não inclua imagens ou qualquer elemento visual desnecessário.

Leia mais: Como fazer um currículo para primeiro emprego? Entenda em 6 passos simples

Preste atenção ao formato de salvamento solicitado no descritivo da vaga. E, não esqueça de ser claro e objetivo no preenchimento das qualificações. Muita informação pode prejudicar a legibilidade do seu currículo.

4 – Personalize a sua candidatura


Mesmo que você siga as regras acima, não esqueça de valorizar os seus diferenciais. Embora o processo seja automatizado, há espaços onde você pode explorar e mostrar que é o profissional ideal para aquela vaga.

Muitas plataformas de recrutamento deixam em aberto a aba de apresentação. Ao criar um texto objetivo e com as palavras certas, sua candidatura tem grandes chances de avançar de fase.

Entenda como funciona o algoritmo das plataformas de recrutamento e seleção


Os algoritmos das plataformas de recrutamento e seleção são códigos treinados para identificar perfis semelhantes: eles analisam se as informações fornecidas pelos candidatos são compatíveis com o que foi solicitado pela empresa. 

Isso quer dizer que os algoritmos não são neutros. Então, eles possuem uma persona ideal e tudo o que estiver fora da margem solicitada, acaba sendo excluído. 

Por exemplo, se o algoritmo for alimentado para encontrar um candidato com uma formação específica e você preencher com uma nomenclatura diferente, tem grandes chances do seu currículo ser excluído logo de cara.

Outra informação que pode recusar candidatos sem qualquer aval humano, é a pretensão salarial. Por isso, procure ter em mãos o máximo de informação possível sobre a empresa e o cargo.

Ficou com dúvidas? Aqui na Missão RH temos uma equipe pronta para te ajudar na recolocação profissional.

Faça contato com a gente agora mesmo!