Não adianta lutar contra. O trabalho em casa tornou-se realidade após a pandemia e a prática cresce a cada dia. 

Para os entusiastas do home office, a notícia é boa: a oferta de vagas no formato só aumenta entre as empresas. E quando não é totalmente home office, é no modelo híbrido – ou seja, o colaborador vai ao local de trabalho em média duas vezes na semana

Ah, e aqui vai um adendo: o home office é diferente do trabalho remoto, mas isso nós vamos tratar mais adiante. Acompanhe.

O fato é que o home office é realidade e os motivos mais fortes apontados por quem aprecia o modelo são:

• Não perder tempo em deslocamento;

• Ter mais tempo para ficar com a família;

• Para quem mora sozinho, há espaço para cuidar de si, como:

      :: Fazer almoço saudável (e gastar menos do que comer em restaurantes);

      :: Fazer exercícios físicos nos horários de intervalo. 

E o principal:

‣ Não há pessoas chamando a todo o instante como na maioria dos trabalhos presenciais. Sem ter que atender a um colega ou chefia frequentemente, a produtividade sobe de nível.

E se o seu caso for ao contrário disso? 

Sim, há a turma dos que não curtem o home office justamente porque não conseguem se concentrar em casa. Para esses, nosso post vai esclarecer algumas sugestões de rotina que vão ajudar e muito. 

Principais dicas para ser produtivo no trabalho home office

A grande virada de chave para se dar bem no home office e colher todos os benefícios desse formato é aprender a lidar com as DISTRAÇÕES e, para isso, a sacada é a organização

Fique atento às dicas a seguir e dedique-se a cada uma delas porque depois disso, certamente sua vida profissional em home office será um sucesso.

Estabeleça limites
Não entre no modo de trabalho ‘a todo instante’. Quer dizer, sempre respondendo a mensagens e adiantando tarefas que poderiam ser realizadas no dia seguinte. Isso gera um círculo vicioso e prejudica sua saúde mental.

Escolha um local adequado
O ambiente é fundamental para render bem. Então, além do local precisar ser o mais agradável possível, saiba que: não é legal misturar os objetos de trabalho com os de lazer dentro de casa! Não trabalhe no sofá, em poltronas e na cama. Tenha um espaço específico para produzir e outros para relaxar.

Troque de roupa
Você nem imagina, mas isso é um excelente gatilho mental para que o seu cérebro entenda quando é hora de produzir e quando é momento de parar. Há casos em que a maquiagem também é uma grande aliada para os momentos de produtividade. Quando você está maquiada é mais provável entender que não está no momento relax  no conforto do lar.

Converse com os moradores
Se você vive com a família ou outras pessoas, explique para eles quais são os horários em que não devem acontecer interrupções. Isso ajuda você a não ter o raciocínio cortado no meio da tarefa. Para os que atuam com design, por exemplo, é difícil quando a interrupção causa um bloqueio criativo.

Não fique isolado
Pode parecer controverso, mas estar de home office não significa necessariamente estar solitário. Para isso, priorize conversar com colegas sempre que possível, mesmo que por vídeo. É importante não ficar excluído.

Antecipe as tarefas
Faça isso no início da jornada para não ficar com o fim do dia ou noite comprometidas. É melhor finalizar a rotina com a sensação de dever cumprido do que procrastinar até entrar no ciclo de querer terminar mesmo ultrapassando o horário de trabalho.

Com estas dicas, sua experiência de home office será satisfatória. Aproveite porque o modelo de trabalho em casa pode trazer um senso de independência muito proveitoso para crescer na carreira.

Técnica Pomodoro ajuda no rendimento em home office

Além das sugestões acima, algumas pessoas se encontram plenamente com a chamada Técnica do Pomodoro

Essa ferramenta divide as tarefas e propõe 25 minutos para executar cada uma delas. No intervalo entre os ciclos, você deve relaxar até retornar de novo à produtividade. No período de concentração, você deve estar realmente focado naquela atividade.

Após quatro tarefas de 25 minutos cada e relaxamentos rápidos, você poderá ter um intervalo de cerca de 15 ou até 30 minutos. A técnica Pomodoro possui um cronômetro em forma de tomate, mas é claro que você pode utilizar qualquer outro como um app de celular. 

Home office é diferente de trabalho remoto

Como o próprio nome diz, o home office é trabalhar de casa. Já o remoto é de qualquer lugar. Neste caso, os empregadores precisam estar um nível acima no que se refere à confiança e aprender a fazer uma gestão eficaz no modo remoto. 

O modelo de home office é o que mais se aproxima do que se teria dentro do escritório, com a única diferença que o funcionário estará em casa. Uma das principais dicas aos gestores nesses casos é não interromper continuamente o funcionário com chamados de reuniões que não foram previamente agendadas.

Nós valorizamos cada profissional

Há mais de 12 anos no mercado, a Missão RH tem como foco dedicar-se a encontrar profissionais qualificados. Por meio de consultorias, trabalhamos sério com o objetivo de melhorar a desenvoltura dos candidatos em entrevistas de emprego.

Entre em contato conosco e saiba mais.