Intercâmbio se tornou um fator diferencial tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional, mas é importante colocá-lo corretamente no currículo

Um currículo deve ser muito bem elaborado, pois ele conterá todas as informações relevantes que podem fazer você se destacar perante a outros candidatos para uma determinada vaga.  Ele é o primeiro contato que o empregador terá com você, por esse motivo, algumas dicas devem ser seguidas para realizá-lo adequadamente incluindo e destacando pontos importantes do seu intercâmbio.

1. Inclua o Intercâmbio no seu currículo

Existem diversos tipos de intercâmbios como os profissionais, acadêmicos, voluntários e referente a cursos específicos ou de idiomas. Na hora de incluí-lo em seu currículo, ele deve ser aplicado no lugar que se refere, como por exemplo, um intercâmbio para estudos no campo de formação e de trabalho no campo de experiências profissionais, assim sucessivamente. Essa é a hora de dar um diferencial para se destacar perante a outros candidatos, nessa questão, você deverá relatar uma breve descrição sobre sua experiência no exterior – incluindo o tempo de duração e a instituição – e o que ela agregou para o seu conhecimento pessoal e profissional.

2. Competências

Esse campo deve ser utilizado para você descrever suas habilidades profissionais, inserindo exemplos do que essas práticas agregaram para o seu crescimento como por exemplo destacar a experiência do seu intercâmbio, não apenas incluindo o domínio no idioma do país mas também sua tolerância cultural, comunicação e liderança, intensificando assim o seu currículo.

3. Experiências 

Na hora da entrevista você deve enfatizar as circunstâncias pelas quais passou durante o seu intercâmbio, como por exemplo citar o planejamento, organização e dificuldades que enfrentou. Exponha os motivos pelo qual escolheu tal país para obter essa experiência como a instituição, língua, curiosidades sobre sua cultura, etc. Não se esqueça de adicionar experiências que foram além de aulas, como trabalhos voluntários ou dentro do campus, demonstrando dessa forma que seu conhecimento foi algo vantajoso para você.

4. Referências Internacionais 

Essa é a hora de valorizar pessoas que fizeram parte do seu circulo de relações pessoais durante o intercâmbio, pois ao citar professores, amigos e até empregadores, demonstrará o quanto você usufruiu do seu tempo fora, tanto para se desenvolver profissionalmente, como também se preocupou em criar novos vínculos, o que pode lhe abrir diversas oportunidades.

Com essas dicas você certamente fará um currículo completo e se destacará perante ao mundo profissional. As coloque em prática e aumente suas chances de almejar a vaga tão desejada.