Feedback negativo na entrevista de trabalho muitas vezes gera frustração e desapontamento

Com o mundo cada vez mais competitivo no meio profissional tentamos sempre nos destacar perante outros candidatos. Para isso investimos em cursos, faculdade e intercâmbios. Mesmo com muitas qualificações, nem sempre o nosso perfil se encaixa para determinada vaga, por esse motivo preparamos esse post com 3 dicas para lidar com um feedback negativo e se manter sempre disposto para o mercado profissional, confira:

1. Não leve para o lado pessoal

Mesmo com muitas qualidades e experiências o nosso perfil pode não se encaixar para tal vaga ou empreendedor e isso não significa que você seja uma pessoa desqualificada. Por esse motivo, utilize o feedback negativo para aperfeiçoar o seu currículo e se qualificar ainda mais. Sempre é bom melhorar!

2. Seja grato pela oportunidade 

Mesmo não sendo selecionado para a vaga, suas qualificações lhe levaram até o processo seletivo. Por esse motivo, seja grato pela oportunidade e retorne ao profissional que lhe encaminhou para a seleção, seja por e-mail ou telefone. Isso demonstra que você vai além do profissionalismo e possui reconhecimento do trabalho de outros profissionais, o que pode lhe proporcionar novas oportunidades no futuro. Gentileza nunca é demais.

3. Continue tentando e aprenda com os erros

Existem vagas que podem se encaixar perfeitamente para o seu perfil profissional, portanto não desista no primeiro obstáculo. Com o tempo você irá adquirindo experiência em processos seletivos e se sairá melhor na próxima tentativa. Por essa razão, encare isso como um sinal para sempre se aperfeiçoar. Verifique se seu currículo contém corretamente todas as suas informações e o que você pode melhorá-lo. Treine e nunca desista.

Todos nós esperamos por feedbacks positivos, mas nem tudo ocorre como o esperado. Diante disso, aprenda a lidar com um “não” e utilize isso para melhorar e agregar mais conhecimento. Coloque essas dicas em prática e você verá que conseguirá lidar melhor com respostas negativas. Nunca é tarde para aperfeiçoar-se.