Emprego após a maternidade é um momento que exige determinação e foco

Esse é realmente um momento delicado para a mulher, pois ela assume um novo papel e ao mesmo tempo precisa da sua renda para sustentar a família que está crescendo. Em paralelo, é um momento em que gostaria de se dedicar ao bebê e a casa que também precisam dela. É cada vez mais comum mulheres fazendo malabarismo com a carreira, família, filhos, orçamento doméstico, estudos e sem contar academia e salão de beleza que são lugares onde as mulheres precisam marcar presença também.

Existe uma cobrança para que tudo saia perfeito, mas são muitas coisas para tomar conta, e muitas vezes as mulheres acabam descuidando da própria saúde ou autoestima.

Diante de tudo isso, é necessário planejamento e organização e principalmente determinar ou compreender o melhor momento de buscar uma recolocação no mercado.

Algumas mulheres optam por carreiras autônomas e horários flexíveis para acompanhar os primeiros anos do bebê. O que pode ser bom em termos de renda e disponibilidade para conciliar trabalho e família, mas com certeza poderá afastá-la do mercado formal com as suas exigências.

Isso porque o emprego formal ainda demanda cumprimento de horários e as empresas poderão ter algum receio na readaptação deste profissional, além das demandas naturais que uma criança pequena tem em termos de saúde e a dependência da mãe.

Por isso, quando for o momento de buscar uma oportunidade no mercado, preocupe-se em mostrar o quando essa nova experiência pessoal agrega valor ao seu perfil profissional. Depois da maternidade, pode ser que você volte ao trabalho redefinindo prioridades e que o seu emprego não esteja mais em primeiro lugar. O que não significa perda de qualidade na sua dedicação. Significa que agora a empresa pode contar com uma profissional mais madura, tolerante, inteligente emocionalmente e principalmente capaz de valorizar o seu próprio trabalho e dos outros.

Mantenha o foco em tudo de positivo que a nova vida lhe proporcionou e principalmente no que se aprende com a responsabilidade de ensinar e dar exemplo a um filho. Afinal, se essa foi sua escolha, a carreira não precisa ser deixada de lado. Ao contrário, ela precisa ganhar um novo sentido e desafiar um estilo de vida equilibrado e com momentos de qualidade na vida pessoal e profissional.