Veja dicas de gestão para fazer uma mediação eficiente e resolver conflitos no trabalho

Para quem trabalha com Recursos Humanos, um dos principais desafios é saber como resolver conflitos no trabalho. Isso porque é extremamente importante que todos os funcionários estejam engajados e motivados com o trabalho, sem perder atenção com problemas internos de relacionamento.

Geralmente, os conflitos no trabalho acontecem quando há diferentes interpretações sobre um mesmo problema. Isso é muito comum, pois quase todas as pessoas têm percepções distorcidas de como as coisas realmente são.

Quem impõe pontos de vista de maneira intransigente costuma gerar discussões com outros colaboradores. Logo, é preciso que haja um senso crítico bastante aguçado para resolver tudo da melhor forma, sem gerar ainda mais conflitos internos.

Para isso, separamos 5 dicas de como resolver conflitos no trabalho, sendo eficiente e perspicaz.

Pratique a empatia

Empatia é a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Em um conflito, precisa-se compreender as razões, sejam elas quais forem, que levam alguém a tomar suas decisões. Não cabe ao profissional de RH julgar, mas, sim, entender os motivos.

Leia Mais

Liderança e motivação, o diferencial dos bons gestores

Feedbacks, a prática que melhora autoestima e rendimento

Veja porque investir em treinamento de funcionários

Ouça todos com igualdade

Nesses momentos é preciso ser justo. Assim, é fundamental que o líder entenda os pontos de vista conflitantes entre as pessoas envolvidas antes de tomar qualquer decisão. Mais uma vez, enquanto estiver ouvindo, apenas ouça com atenção o ponto de vista de cada um.

Estimule a conversa

Procure deixar todos a vontade para apresentar seus argumentos de maneira educada e respeitosa. Muitas vezes, pode-se resolver dessa forma o conflito, apenas fazendo com que os envolvidos conversem e tirem os empecilhos do caminho.

Tenha uma postura racional

Para tomar uma decisão, não se deixe levar pela emoção, mesmo em casos mais extremos. Mantenha a conversa a um nível racional. As pessoas tendem a respeitar quem mantém o autocontrole.

Seja presente

Muitas vezes, o gestor não trata os conflitos com a devida importância. Não faça vista grossa e, se o conflito persistir, tome uma decisão. Há casos em que é preciso tomar posição e encerrar o problema, mas sempre deixando claro os critérios levados em consideração para a decisão.

 

E agora, você já se sente mais confiante para resolver conflitos no trabalho? Lembre-se sempre deste cinco itens, pois eles farão toda a diferença!