É gestor e está com dificuldades para cobrar resultados da sua equipe? Descubra como fazer isso com eficácia!

Um dos grandes desafios dos líderes é descobrir a melhor forma de como cobrar resultados da sua equipe. Isso porque esta ação impacta diretamente no desempenho dos funcionários, podendo estimulá-los ou fazer com que percam a motivação.

Para fazer cobranças é preciso ter expertise, bom senso e inteligência. A fim de ajudar você nesse processo, separamos algumas dicas rápidas e muito valiosas. Confira!

Comunique metas e motivos com clareza

Boa comunicação é imprescindível dentro de uma equipe de trabalho. Ao ter transparência na metodologia de trabalho, há mais chances de os resultados serem expressivos. Logo, expor as metas faz com que os funcionários vejam o caminho que devem seguir.

Além disso, é importante que também entendam os motivos que fazem a empresa optar por determinado objetivo. O líder também precisa mostrar os benefícios que serão conquistados ao cumprirem a meta. Medida como essas permitem mais envolvimento com as prioridades da empresa.

Acompanhe as atividades da equipe

Liderar pelo exemplo é considerado clichê, mas ainda é a maneira mais efetiva. Um bom líder não fica grudado na equipe, mas está atendo ao desenvolvimento dos trabalhos. Assim, é possível garantir o andamento correto do serviço, evitar perdas de tempo por correções e manter o bom relacionamento com os colegas.

O efeito disso é uma equipe confiando na capacidade e nos objetivos do líder, uma vez que é muito perceptível quando as atitudes não correspondem ao discurso.

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Pratique a empatia

Antes de cobrar uma tarefa de um empregado, verifique se vai fazer isso no momento certo e da maneira adequada. Observe e, se for necessário chamar a atenção de algum, o ideal é ter uma boa conversa em particular, em que a maturidade e o respeito prevalecem.

O importante, em momentos como esse, é não fazer uma simples transferência de pressão para os funcionários – que precisam estar motivados para encontrar soluções e entregar bons resultados. Entenda qual é a personalidade de cada um e lembre-se de que cada pessoa possui um jeito de trabalhar.

Acerte na forma

Cada líder também tem seu estilo próprio de gestão e precisa encontrar o equilíbrio para cobrar as diferentes personalidades dos funcionários.

Se você é um chefe que prefere controlar os funcionários,  procure ter mais calma ao lidar com alguém do time que precisa de liberdade e busque dominar a ansiedade de monitorar tudo o que está sendo feito. Já um líder mais relaxado, que não gosta de pressionar os outros constantemente, deve se esforçar para ter uma postura mais enfática em momentos críticos, pois é imprescindível para manter o equilíbrio hierárquico na equipe.

Valorize sempre os trabalhos

Além de cobrar, você precisa acompanhar as ações da equipe fazer com que cada um sinta-se valorizado para ser mais produtivo. Reconheça constantemente quando os colaboradores estão fazendo um bom trabalho. Essa postura deixará o time mais motivado e com um relacionamento ainda mais forte.

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