Estagiários podem geram resultados a longo prazo em empresas inovadoras que apostem em seus talentos

O estágio é um momento de aprendizado mútuo. Enquanto forma um profissional, a empresa capta ideias inovadoras e vanguardistas, além de gerar um banco de recursos humanos com inúmeros talentos, que podem somar para o desenvolvimento saudável da empresa.

Diferente da modalidade trainee, o estágio é muito mais acessível às empresas.  No trainee, o principal objetivo é formar um profissional para o alto escalão da empresa, enquanto o estágio permite um desenvolvimento natural e espontâneo.

Com a proposta de não somente preencher as vagas de grande relevância na empresa, os estagiários também podem sonhar com esta posição, uma vez que possuem conhecimento em áreas especificas. Assim, o resultado de um bom trabalho acontece de forma eficaz e rápida.

Além de oportunizar o planejamento de pessoal da empresa para longos anos, o estágio é uma forma de trabalhar para o desenvolvimento social da comunidade. O programa de estágio permite, também, a criação de relações de troca de experiências, ideias e estratégias.

Quanto antes as organizações cativam seus estagiários às suas praticas e cultura, as chances do estagiário continuar integrando a empresa ao longo de sua carreira são maiores. Com isso, aliado à junção de ideias e conceitos por parte do estagiário com a empresa fazem dele o funcionário ideal.

Além disso, ter a colaboração de um estagiário traz consigo uma série de outros benefícios, como o desenvolvimento de talentos, a capacidade de contar com capital humano de apoio, já que pode auxiliar em mais de um setor

Há também o fator econômico, uma vez que nos tempos de recessão da economia, acaba se tornando uma saída estratégica para reduzir custos sem diminuir drasticamente a produção. É necessário, contudo, atender os requisitos da Lei do Estágio (11.788/2008).

Vantagens de ter um estagiários

O anseio por aprender e mostrar dedicação geram bons resultados. Além disso, estão em fase de aprendizado e, assim, podem auxiliar em tarefas rotineiras, que precisam de atenção, mas simples de serem feitas.

Em sua grande maioria, são jovens e trazem novidades de dentro das universidades, possibilitando um intercâmbio rico de novos conceitos e estratégias. Por isso, podem ser de grande valia, tendo pretensões de chegar a cargos de alta responsabilidade dentro da empresa.