A demissão pode ser utilizada como forma de motivação para a retomada de sua carreira

Ser demitido pode ser complicado, tanto por fatores econômicos quanto psicológicos. A autoestima e a vida financeira são atingidas em cheio, o que pode levar a pessoa, inclusive, a ficar doente. Porém, a demissão também pode ser encarada como um estímulo a evolução.

Fazer uso do tempo livre para se autodescobrir, definindo as prioridades e objetivos, tanto profissionais quanto pessoais, é decisivo para o sucesso. Eventos ruins são uma boa oportunidade para constatar o que se deseja, em que locais se gostaria de estar, quais ambientes, pessoas e atividades inspiram novos desafios.

Atualizar, também, suas habilidades profissionais é imprescindível para a retomada. Com a acessibilidade à diversos cursos online gratuitos, palestras e congressos, as chances de alcançar novas competências aumentam de forma muito tranquila e natural.

Embora esse período seja emocionalmente desgastante, se isolar do convívio social não será a solução. É necessário separar um tempo para reorganizar sua vida, mantendo ativa a rede de conexões com familiares, amigos, vizinhos ativa, pois serão indispensáveis para um apoio emocional.

Cuidar da saúde é indispensável, mas em momentos de instabilidade é ainda mais necessário. Regrar uma alimentação saudável e manter oito horas de sono, são hábitos que ajudarão a manter a energia, o otimismo e o foco na busca por uma recolocação.

Na hora de procurar um novo emprego, é importante estar resolvido consigo mesmo, com relação à demissão. É preciso ser honesto nas entrevistas e não se deter falando sobre o último emprego, mostrando crescimento após a experiência e reafirmando valor perante a empresa interessada.

É claro que perder o emprego não é a melhor forma de aprender, mas não deve ser visto como um grande fracasso. Porém, conseguindo lidar com essa frustração, é possível saber lidar com outros tipos de frustração que aparecem em momentos diferentes da vida.