Quer descobrir como ser um bom líder, venerado pela sua equipe? Então não perca essas dicas!

Os bons líderes têm uma coisa em comum: sabem da importância de procurar conselhos. A experiência de ser um líder pode ser comparado com a paternidade. Ninguém  entende perfeitamente como lidar com o primeiro filho. É preciso procurar conselhos para aprender.

Então, se você quer descobrir como ser um bom líder e ganhar o respeito dos seus funcionários, aqui estão as melhores dicas para te ajudar a conquistar esse objetivo.

1. Não esconda nada dos funcionários

Seu time pode saber quando você está escondendo algo. Isso os deixa inseguros, o que você não quer. Seja transparente quanto a seus critérios e deixe a equipe saber onde eles estão. Mantenha os membros atualizados sobre o status deles em relação ao grupo. Tudo isso faz você compartilhar sua visão, requisito para se tornar grande líder.

2. Mostre empatia de maneiras tangíveis

Você não pode simplesmente ser passivo toda vez que alguém vem a você com um problema ou preocupação. Você precisa ser capaz de entender os problemas, bem como o ponto de vista dessa pessoa, e não descartá-los de antemão.

Seja verdadeiramente empático e prove que se preocupa com o bem-estar da equipe. Nem sempre as coisas darão certo, mas isso gera mais confiança entre os membros.

3. Saiba como liderar a geração mais nova

A geração mais jovem é considerada a mais comunicativa da história. Eles estão em trocas de mensagens constantes, mas também estão altamente isolados. Por isso os líderes devem trabalhar para construir relacionamentos mais próximos.

Junte-se a aos meios digitais e procure manter proximidade com eles, demonstrando preocupação e afeto, pois isso também ajudará desenvolvimento profissional dentro da empresa. Sempre cuidando para não parecer controlador.

4. Não tenha medo da verdade

Esteja disposto a olhar a verdade, não importa o quão desconfortável seja. Isso inclui verdades sobre você, seu produto, sua equipe. Se seu produto não é bom e a equipe não encara a verdade, fingindo que algo não acontece, não mudará nada o problema. Mas ao mesmo tempo, não se deixe abalar. Identifique o problema, aborde e enfrente-o.

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5. Pense como queijo suíço

Seja sincero com você mesmo e reconheça o que você conhece e o que não sabe. Selecione os membros da equipe de apoio que possuem as habilidades necessárias para levar o negócio na direção certa.

Enxergue-se como um pedaço de queijo suíço – conheça seus buracos e adicione outros pedaços para preenchê-los. Isso cria bloco sólido. Uma única fatia de queijo com seus muitos buracos pode ser facilmente rasgada, enquanto um bloco sólido é muito difícil de separar.

6. Seja humano, não humanoide

Você deve ter pelo menos alguns elementos humanos em comum, a fim de efetivamente trabalhar em conjunto para atingir objetivos comerciais comuns. Uma maneira de ser mais humano é perceber se simplesmente dizendo: “Olá, como você está?”. Saia e converse com as pessoas; pergunte sobre suas famílias, animais de estimação, passatempos, e compartilhe também suas experiências.

Quando sua equipe sabe que você realmente se preocupa com eles, eles vão se preocupar mais com você, e isso irá eliminar a divisão “nós” e “eles”, afinal todos devem estar dentro do “nós”.

7. Conheça-se em ambientes dinâmicos

No ambiente de negócios dinâmico e incerto de hoje, as empresas mais bem-sucedidas são capazes de agir de forma rápida e decisiva em resposta à mudança. Autonomia e capacidade de tomar ações decisivas diante da incerteza e ambientes dinâmicos são recursos críticos para uma organização.

8. Tenha pessoas inteligentes a sua volta

Os líderes encontram sucesso quando criam equipes compostas por pessoas que são especialistas em suas áreas e, muitas vezes, mais inteligentes do que o líder que as contratou. Um bom líder dá espaço para crescer e inovar. Esses são os líderes para quem as pessoas querem trabalhar, ao contrário do líder micromanager, cuja insegurança os leva a criar equipes que incluam pessoas “assim como elas”. Equipes como essas podem fazer com que o líder se sinta confortável, em vez de desafiado para criar o melhor trabalho.

 

Se você praticar esses 8 passos, certamente você estará mais perto de alcançar seu objetivo: como ser um bom líder!