A negociação salarial é um momento complicado. Você já ficou sem saber o que dizer quando lhe perguntaram sobre sua pretensão?

Essa é a hora em que muitos profissionais ficam com receio de causar a impressão errada pela resposta. Se o profissional informar uma pretensão salarial baixa, estará desvalorizando seu passe. Isso talvez passe a impressão de que nem ele acredita nas suas habilidades e competências. Por outro lado, uma pretensão salarial muito alta poderá intimidar o empregador e eliminar o candidato que até então se saía muito bem em todo o processo.

Mas o que deve ser feito então? Acertar exatamente o valor da oferta salarial ou aceitar qualquer coisa?

Nenhuma das alternativas e explico o porquê.

Na negociação salarial, os profissionais têm a oportunidade de mostrar competências subjetivas de alto valor para o mercado na hora de falar sobre pretensão salarial. Apoie a negociação sobre estes 2 pilares:

Primeiro: saiba seu custo de vida

O primeiro ponto é ter claro qual seu custode vida. Se o profissional vai para a negociação salarial consciente de seu padrão de vida e de quanto pode aceitar, ele demonstra que é uma pessoa organizada em sua vida particular. E provavelmente, estende essa competência para o lado profissional. Dessa forma, dificilmente o candidato à vaga ficará com medo e deixará essa emoção negativa influenciar o seu diálogo com o entrevistador.

Segundo: conheça a realidade do mercado para o seu cargo

E o segundo  é conhecer a realidade do mercado para aquela vaga. Independe se o profissional passou os 10 anos na última empresa e por isso seu salário estava maior do que a média de mercado. Ajustar o seu custo de vida à nova realidade e depois se informar sobre a realidade do mercado fará com que ele se posicione de maneira competitiva com os demais candidatos.

Assim o profissional mostra que conhece a realidade do mercado e que fará uma avaliação com critério da oferta da empresa. Mostra-se consciente de que os interesses de ambos precisam estar alinhados e que o aperto de mão que segue só faz sentido quando a proposta é de ganho para ambos.

Você pode saber mais sobre esse assunto baixando nosso e-book gratuitamente em www.missaorh.com.br