É líder de equipe? Confira essas dicas que ajudarão a melhorar seu planejamento estratégico e alcançar as metas pré-definidas

Pensar

Líderes bem sucedidos estão sempre ativos em busca de algo novo. Pensam sobre o que querem, o que precisam, seus potenciais e o potencial da equipe, sobre o que está acontecendo e o que pode acontecer. É preciso ser inquieto e proativo.

Planejar

As metas que o líder e sua empresa serã alcançados somente por meio de planejamento. Não é aconselhável sair fazendo tudo sem ter os passos traços. Um bom líder planeja pois tem a certeza de que as chances de algo dar errado são menores dessa forma. E mesmo se derem errados, será mais fácil de lidar com as adversidades.

Coordenar

Por mais que isso seja comum em empresas menores, líderes precisam estar preparados para coordenar os projetos também. Assuma esse papel e faça-o com excelência, delegando taregas aos membros que tem mais habilidade ou afinidade com determinada função. Além disso, se preciso líderes também devem colocar a mão na massa. É importante que todos entedam e aceitem o espírito de equipe.

Acompanhar

O sucesso do planejamento depende do monitoramente constante das ações, metas e prazos. É preciso que se tenha absoluto controle sobre isso e, caso necessário, realize ajustes. Aqui, ter uma visão aguçada das situações e a perspicácia são imprescindíveis.

Orientar

Líderes respeitadas não simplesmente reprimem quando uma tarega não é realizada no prazo ou com a devida qualidade. É preciso entender os motivos que levaram a tal fato, tratar o colaborador com respeito e orientá-lo sobre o caminho que deve ser seguido. Ser rígido não requer arrogância ou prepotência.

Incentivar

Para o sucesso da empresa, a equipe precisa estar motivada. Vencer os desafios e contingências e demanda confiança e identificação com o propósito. Sempre que possível, dê um elogio e uma palavra de confiança.

Ser exemplo

Dentre todas as dicas, esta talvez seja a mais importante. É extremamente difícil que uma equipe siga um líder que tem um discurso e na prática faz o contrário. Diz que é preciso planejar, mas não planeja, diz que é preciso medir, mas não avalia. Seja o exemplo de funcionário que você quer que seus colaboradores se espelhem.