Com as definições do novo governo, economistas apontam expectativas positivas para o ano de 2019. É estimada uma alta do PIB de até 2,5% durante este ano. Isso significa maior poder de compra, mais dinheiro circulando e negócios mais lucrativos. Isso tudo também interfere e impacta positivamente o mercado de trabalho, com maior volume de contratações e maior número de posições ofertadas.

Segundo os economistas, o primeiro trimestre de 2019, assim como todos os outros anos, será um período mais contraído devido às férias e ao carnaval. É sazonal.  A expectativa é que, a partir do segundo trimestre, haja reação do mercado como um todo e as empresas que reduziram postos e cortaram cargos durante o período de crise retomem o crescimento gradativamente.

Ainda que tenhamos aumento no número de contratações em 2019, o mercado segue enfrentando alguns problemas, como a falta de profissionais qualificados. Então nós preparamos algumas dicas pra você, que quer se recolocar profissionalmente neste ano.

Identifique seu verdadeiro talento: o autoconhecimento é fundamental! Quando você identifica seus talentos, consegue otimizar a busca pelo emprego ideal. Assim você não se candidata para qualquer vaga e as chances de se dar bem na entrevista aumentam.

Afaste as crenças limitantes: O autoconhecimento também é importante para afastar suas crenças limitantes. Elas são as informações que generalizamos e que nos impedem de entrar em ação de uma forma positiva. Ao invés de se perguntar “como conseguir arrumar um emprego com tanta concorrência?”, pergunte-se “como me destacar para arrumar um emprego, mesmo com tanta concorrência?”. Mude o foco do limitante para o que te fortalece.

Mantenha-se atualizado: saber o que acontece no mundo também é um ponto importante para se dar bem nas entrevistas. É claro que, além de conhecimentos gerais, manter-se atualizado em sua área também é muito importante. Muitas áreas passam por constantes mudanças por conta da tecnologia, portanto faça cursos, participe de workshops, palestras e fique de olho nos profissionais referências da sua área de atuação.

Networking: não basta conhecer as pessoas certas, tem que manter contato com frequência. O networking é um dos principais aliados na carreira. Manter contato com colegas de cursos, faculdade, ex-colegas de trabalho. Participar de eventos da área ou visitar feiras é fundamental. Tenha em mãos sempre um cartão de visitas. Ele é a porta de entrada da sua apresentação como profissional. Estar conectado a essas pessoas via Linkedin também é uma boa forma de fazer networking.

Saiba construir um bom currículo: o passo inicial para conseguir uma boa entrevista, é ter um bom currículo. Objetividade e sinceridade são aspectos muito importantes. Um design simples também chama a atenção do empregador. Ele deve estar bem escrito e ter as informações bem organizadas. Reforce as suas qualidades e pontos fortes e lembre-se: seu currículo deve ter apenas duas páginas e as informações necessárias para o cargo almejado.

Tenha consciência de que há concorrência sim no mercado de trabalho, mas seja persistente. Não existem fórmulas para arrumar um emprego, mas sabermos que o mercado está reagindo e que temos chances é um ótimo começo. Aproveite e cadastre seu currículo aqui na Missão RH e fique por dentro de todas as oportunidades que temos pra você.