Feedbacks são um modo de avaliação constante, utilizado por gestores inovadores e preocupados com o bem-estar dos colaboradores

Os feedbacks são uma prática utilizada para estimular a confiança,  encorajar a resolução de problemas e aprimorar as habilidades dos funcionários. Entretanto, ainda não são utilizados com a frequência necessária e, quando feitos, muitas vezes  é de forma equivocada.

Esse exercício é parte de um processo fundamental de orientação, para que as atividades sejam desempenhadas com foco e dedicação. Com eles, são estimulados aperfeiçoamentos comportamentais e profissionais, a fim de evitar a frustração do indivíduo e a perda de tempo com retrabalhos.

Por isso, dentro do ambiente de trabalho, o feedback exige uma postura crítica por parte do emissor. É extremamente necessário ter cuidado com as palavras escolhidas e tentar, em todos os casos, transformar mesmo os mais negativos em situações que elevem o moral do colaborador.

Como consequência disso, o apoio recebido é convertido em energia para realizar as tarefas com mais agilidade e atenção. Se o desenvolvedor recebe retorno sobre algo que está fazendo, ele consegue visualizar os resultados mais rapidamente.

A ação, segundo um estudo global do Top Employers Institute, feito com 600 empresas de 99 países, é considerada pelos trabalhadores como a melhor forma de medição de desempenho. A maioria afirmou preferir mais transparência no estabelecimento de metas e feedbacks mais regulares, em relação às tradicionais revisões anuais de desempenho.

Além disso, compreender sua importância é fundamental imprescindível para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários e do crescimento saudável da empresa. A iniciativa, portanto, deve partir de líderes e gestores inovadores.

Seja perspicaz e direto

Em casos de feedback negativos, descreva o comportamento integralmente e imparcialmente, sem fazer juízos de valor, atentando para ser específico ao caso em questão. Porém, é importante saber que o feedback deve ser voltado para atender a necessidade do receptor, não do emissor.

Contudo, não limite as avaliações a feedbacks negativos, avalie positivamente e valorize comportamentos e trabalhos bem desempenhados. Antes de falar com o colaborador, reflita: o que meu funcionário faz de melhor? E o que ele pode aprimorar?

Crie uma cultura

Ajude a fazer com que o feedback seja algo solicitado, positivo, bem recebido e não imposto. Para o crescimento da empresa acontecer de forma harmônica, é preciso que todos os envolvidos nessa engrenagem estejam engajados.

Faça o feedback rapidamente, não procrastine o acontecimento. Quanto maior a demora, maiores são as chances de pontos cruciais serem esquecidos. Tente, também, analisar se o feedback foi absorvido, criando mecanismos de verificação, através de pontuação em avaliações de desempenho, por exemplo.