Engajamento dos funcionários é uma necessidade cada vez mais presente em empresas

O engajamento de funcionários é, na maioria das vezes, confundido com a satisfação ou contentamento. A verdadeira definição, porém, é mais abrangente e refere-se ao nível de investimento emocional e intelectual dos funcionários no relacionamento com a organização.

Segundo uma pesquisa realizada pela Aon, líder mundial em recursos humanos, apenas cerca de 50% dos colaboradores analisados declararam saber o que é engajamento no trabalho. Portanto, fazer com que todos os profissionais entendam o conceito da ideia e suas responsabilidade é o passo crucial para a consolidação de uma cultura de engajamento.

Ainda de acordo com estudos feitos pela Aon, empresas que engajam seus colaboradores tiveram 78% de aumento na produtividade e são 48% mais rentáveis. Logo, isso comprova a importância do engajamento para empresas inovadoras.

Para isso, a motivação e a liderança são requisitos essenciais, pois o gestor é peça fundamental para o sucesso do seu time. Ele precisa desafiar as pessoas, acompanhando e reconhecendo os resultados. Um colaborador reconhecido supera limites.

Para Fábio Langer, Diretor da Gesto Comunicação, agência de publicidade e marketing digital, investir no engajamento da equipe significa um aumento da produtividade e crescimento geral da empresa, obtendo retorno do investimento. “Isso também é importante no sentido de gerar bem estar e sinergia entre os colaboradores”, afirma.

Confira algumas dicas para engajar equipes:

Seja especifico e defina metas à sua equipe

Projetos complexos devem ser vistos como forma de implementar em sua equipe um sentimento de superação. Faça com que eles entendam a importância de atingir os resultados, as principais metas e o objetivo final.

Reconheça os esforços

Reconheça o quanto a pessoa colaborou com o projeto. Uma atitude como essa estabelece uma relação de proximidade e confiança.

Dê feedbacks e orientações individualmente

Feedbacks que falem sobre o desempenho inferior ao esperado ou comportamentos inadequados, devem ser feitos em local reservado.

Promova incentivos e recompensas

Para manter a equipe engajada, é preciso valorizar e recompensar o esforço realizado. Engajamento é uma via de mão dupla.

Forme gestores

Muitos líderes enfrentam dificuldades ao gerir pessoas pois não compreendem as expectativas dos outros, nem sabem como motivá-los. Um bom gestor deve estar em constante atualização profissional, compreendendo questões de competência comportamental, não somente técnicas.

Estimule o senso de equipe

O trabalho em equipe é a melhor forma de estimular um time para uma só direção. É preciso que os colaboradores tenham a consciência de que os resultados atingidos são sempre maiores quando alcançados em conjunto.