O Sine Caxias do Sul oferece diversos serviços de apoio ao trabalhador. Conheça-os!

Coordenado e supervisionado pelo Ministério do Trabalho, o Sistema Nacional de Emprego (Sine Caxias do Sul) tem postos oficiais em todo território brasileiro e possui grande importância para toda a política de emprego do país. Lá, são disponibilizados serviços para orientar e auxiliar o trabalhador.

Esse Sistema é gerido de forma descentralizada, portanto, de forma diferente em cada Estado. O Rio Grande do Sul, por meio Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), foi o primeiro Estado a firmar convênio com o Ministério do Trabalho para a implantação do Sine.

Dentre os serviços oferecidos, estão a intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, carteira de trabalho e previdência social, projetos de emprego, renda e qualificação profissional e geração e análise de informações sobre mercado de trabalho. Além disso, também faz captação de vagas de emprego em cada cidade.

O Sine Caxias do Sul também é responsável por apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (PROGERS). O projeto é uma política pública de emprego, que proporciona linhas especiais de crédito, em atividades produtivas capazes de gerarem postos de trabalho e renda, nos diversos setores da economia.

A FGTAS/Sine, por iniciativa própria, também coordena e desenvolve o Programa Gaúcho do Artesanato. O programa é voltado ao incentivo a profissionalização e fomento da atividade artesanal, ofertando políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

Em suma, as ações desse órgão viabilizam a integração do sistema de emprego, trabalho e renda, sendo fundamentais para a integração das políticas públicas de emprego, estabelecendo um padrão de atendimento em todo território nacional, facilitando o acesso dos trabalhadores aos direitos.

Juntamente com os outros componentes do Sistema S (Sebrae, Senac, Senai), o Sine é uma das formas de promover o desenvolvimento regional, adotadas pelo Governo Federal.

Informações úteis Sine Caxias do Sul:

Localização: Av. Júlio de Castilhos, 1478 – 95010-900

Fone/FAX: (54) 3223-7071 / 3223-0408 / 3215-4900

Horários de atendimento: 8h às 17h

E-mail: caxias@fgtas.rs.gov.br