O processo seletivo é uma atividade trabalhosa para profissionais de RH, tarefa que vai desde a divulgação de vagas até o momento da contratação.

Diante da necessidade de otimização o processo de recrutamento e seleção de pessoas conta com diversas ferramentas digitais que podem facilitar e automatizar a contratação, usando a Inteligência Artificial para encontrar os melhores perfis profissionais para os cargos oferecidos.

A Inteligência Artificial não veio para substituir o setor de RH, mas para facilitar os processos, aumentando a qualidade e efetividade da seleção, além de gerar resultados positivos para a empresa.

O que é a Inteligência Artificial?

Algoritmos que podem ser definidos como qualquer software que viabiliza a tomada de decisões.  É considerada uma esfera da ciência da computação e foi criada para a solução de falhas cognitivas nos processos operacionais.

Responsável por armazenar dados e analisá-los, através da operação de ações positivas, de acordo com os registros feitos pelo sistema do software. Permite que o setor de gestão faça avalições precisas das competências dos profissionais.

Como funciona?

O processo de recrutamento e seleção tem como objetivo recrutar o profissional ideal para a vaga disponível. Esta tarefa nem sempre é fácil, por isso é necessário ter um projeto bem estruturado e estratégico.

O sistema de inteligência instalado na empresa deve ser configurado por um profissional adequado, que após conter as informações necessárias, passa a agir de modo automático.

 

Benefícios

A inteligência artificial oferece diversos benefícios aos processos do setor de recursos humanos:

– Recrutamento: é possível selecionar os candidatos que se encaixam no perfil da vaga através de uma análise feita pelo próprio sistema, que compara os dados disponibilizados pelos profissionais e pela empresa.

– Agilidade: possibilita uma triagem de currículos mais focada que economiza tempo, fornecendo um relatório preciso dos candidatos, melhorando a qualidade das seleções.

– Objetividade: a inteligência artificial avalia o profissional pelas habilidades que ele apresenta, não envolvendo a interferência humana do recrutador que proporciona uma diversidade de talentos.

– Assertividade: com a transparência de dados na tomada de decisões, a inteligência fornece contratações mas precisas, aumentando o engajamento e diminuindo o turnover.

– Experiência do candidato: processos seletivos costumam ser cansativos, fazendo com que as avaliações demandem tempo e até mesmo recursos dos participantes. Os sistemas de automação proporcionam comodidade ao candidato, que pode responder questionários e enviar vídeos virtualmente. O software permite a triagem de currículos e análise de emoções pela entrevista de vídeo.

– Avaliação de candidatos: a inteligência mensura o desempenho dos candidatos durante as entrevistas, dinâmicas e testes.

 

Como aplicar?

A Inteligência Artificial pode ser aplicada em diversas etapas do recrutamento e seleção, tornando a rotina dos RHs estratégica dentro das empresas.

Pode ser usada para avaliar o comportamento e as competências dos candidatos em situações reais com aplicações como gamificação e chatbots que são tendências no mercado. Conheça mais sobre as formas de aplicação.

– Triagem de currículos: o uso de um recrutador virtual capaz de tornar o processo de seleção de currículos mais rápido e preciso, analisando de maneira mais objetiva os dados e atribuições de um candidato.

– Chatbots: uso de uma assistente virtual durante o momento de inscrição em uma vaga, que possa tirar dúvidas e agilizar o processo.

– Candidato ideal: construir um modelo ideal de candidato ao cruzar informações de perfis captados com as da empresa, selecionando assim somente os candidatos que apresentam perfis compatíveis com o ideal.

A inteligência artificial auxilia na organização de todos os processos do recrutamento.