Manter a produtividade no trabalho home office exige muita dedicação e disciplina, afinal, quem não fica tentado em dar uma conferida nas redes sociais ou até mesmo acompanhar as últimas notícias na TV?

Ainda mais agora que estamos enfrentando um período de pandemia mundial, se adaptar a essa modalidade de trabalho é indispensável!

Sabemos que as distrações do dia a dia podem ser grandes empecilhos durante o home office, sendo assim, é fundamental que sejam estabelecidos limites durante o horário de trabalho.

Por isso, separamos 7 dicas para te ajudar a aumentar a sua produtividade enquanto você estiver trabalhando em casa.

Boa leitura!

1. Escolha um Local Adequado

Para aumentar a produtividade no trabalho home office, antes de tudo, é muito importante que você escolha um lugar adequado para trabalhar na sua casa.

Escolher um ambiente silencioso e, de preferência, bem iluminado fará com que você cumpra suas tarefas de forma muito mais produtiva.

Outra dica é evitar espaços destinados ao lazer, bem como o sofá da sala ou sua cama. Desse modo, você não irá misturar o local de descanso com o trabalho e conseguirá se concentrar mais facilmente.

2. Nada de Pijamas, viu?!

Apesar de ser um costume bastante comum na rotina de pessoas que trabalham home office, usar pijamas faz com que a nossa produtividade diminua (e muito!).

Isso acontece pois o nosso cérebro já está acostumado a associar que se estamos com roupa de dormir é porque vamos descansar. Logo, nossa capacidade de concentração e desempenho ficam reduzidas.

Por isso, é essencial que você troque de roupa antes de começar a trabalhar. Há pessoas que gostam de usar acessórios, perfume e até maquiagem para o home office, o importante é seguir uma rotina para que você consiga diferenciar o horário de trabalho e lazer na sua casa.

3. Estabeleça Horários

Muitas pessoas enxergam o home office como uma grande vantagem por conta da flexibilidade de horários. Contudo, é importante que você defina um período do dia para realizar suas tarefas e não se distraia com outras coisas.

Além disso, estabelecer um horário de trabalho é fundamental para que você não fique até altas horas respondendo clientes ou finalizando tarefas, isso pode acabar prejudicando a sua saúde. E não é isso que queremos, certo?!

4. Explique a Situação para seus Familiares

Se você mora com mais pessoas na sua casa, manter a produtividade no trabalho home office pode se tornar uma tarefa bastante complicada, ainda mais se você for o único que está trabalhando. Barulho de TV, música ou até conversas podem ser suficientes para distrair a sua atenção.

Por esse motivo que você deve explicar a situação para a sua família e pedir para que não haja interferências durante o horário de trabalho. Caso tenha crianças pequenas faça pausas para atender às suas demandas e retorne assim que puder.

5. Converse com seus Colegas

Pode não parecer, mas manter uma comunicação frequente com seu chefe e colegas de trabalho é indispensável para aumentar a produtividade no trabalho home office.

Além de estar sempre atualizado sobre as demandas e tarefas que precisam ser cumpridas, essa comunicação faz com que você não fique isolado durante o período de trabalho remoto.

Algumas ferramentas também podem facilitar a troca de informações e fazer reuniões online, entre elas estão:

  • Skype
  • Discord
  • Zoom
  • Hangouts

6. Nada de Limpeza durante o Expediente

Sabemos que é difícil dizer não para a louça suja, cama desarrumada e pó na estante, ainda mais quando estamos diante da bagunça.

Entretanto, é muito importante que você consiga separar o momento de arrumar a casa e fazer home office, caso contrário, você não conseguirá deixar suas tarefas em dia.

Planeje a sua semana e organize antecipadamente as horas que você irá utilizar para fazer a faxina, assim, você dará conta de todas as tarefas.

7. Ser Produtivo no Trabalho Home Office exige Disciplina

Por fim, tenha disciplina durante o período que você estiver home office!

Apesar das dicas que colocamos aqui, se você não tiver foco e dedicação, o seu trabalho não andará pra frente.

É preciso muita força de vontade para não ceder às distrações do dia a dia, mas, se você conseguir, levará esse aprendizado para toda a vida!

Agora que você já sabe como ser produtivo no trabalho home office, a sua rotina de trabalho ficará muito mais simples! Cadastre agora mesmo o seu currículo no site Missão RH e acompanhe nosso blog! Cuidem-se, e até a próxima!