A integração de novos funcionários no ambiente de trabalho é uma etapa indispensável para que eles se sintam parte da equipe. Mas, afinal, você sabe qual é a maneira correta de recepcionar seus novos colaboradores?

Sabemos que o processo de recrutamento pode ser desgastante, tanto para o gestor da empresa quanto para o candidato à vaga.

Contudo, é de extrema importância que o candidato selecionado seja bem recebido no seu primeiro dia de trabalho, afinal, serão estes primeiros dias na empresa que irão definir o seu desempenho e motivação.

Confira agora como fazer a integração de novos funcionários da melhor forma!

Faça um Tour pela Empresa

Por mais simples que isso possa parecer, realizar um tour pela empresa com o novo funcionário será essencial para o dia a dia dele.

Mostre onde ficam os setores, cozinha, banheiros e, caso haja, o local onde ele pode repor os materiais de trabalho, como papéis, canetas, pilhas, etc.

Ao apresentar o ambiente de trabalho para o funcionário ele ficará mais familiarizado e confortável com o espaço.

Apresente o Novo Funcionário a Equipe

É fundamental que os funcionários da empresa fiquem cientes da chegada dos novos colaboradores e estejam preparados para dar a ele as boas-vindas.

Para fazer a integração de novos funcionários da melhor forma, antes, apresente os responsáveis por cada setor e, em seguida, os colegas de trabalho. Dessa forma, os novos funcionários saberão a quem se reportar quando houverem dúvidas ou caso seja necessário auxílio em alguma atividade. 

Cultura e Valores

Quando falamos em cultura e valores da empresa, nos referimos ao código de condutas e políticas que devem ser seguidas dentro do ambiente de trabalho.

É compreensível que, nos primeiros dias, os funcionários novos não entendam como funciona a rotina dentro da empresa.

Por conta disso, é muito importante que eles sejam instruídos adequadamente pelo setor de departamento pessoal ou pelos superiores responsáveis para que se adequem a cultura organizacional da empresa.

Forneça um Treinamento Adequado

O treinamento de função é uma etapa essencial para fazer a integração de novos funcionários em qualquer empresa. Por outro lado, se o treinamento não for realizado de modo didático e transparente, isso só afetará o desempenho do novo colaborador.

Por isso, crie um planejamento com o responsável do setor e defina todas as atividades práticas que serão realizadas ao longo dos primeiros dias.

Do mesmo modo, é fundamental prover informações úteis para o esclarecimento de quaisquer dúvidas que o novo colaborador possa vir a ter.

Acompanhe o Funcionário nos Primeiros Dias

O dia a dia de uma empresa pode ser bastante agitado, mas é muito importante que o novo colaborador seja acompanhado nos seus primeiros dias de trabalho.

Mesmo com formação e experiência no setor, as políticas e formas de trabalhar variam de empresa para empresa e, por isso, os novos funcionário podem acabar ficando meio perdidos.

Caso não tenha tempo para você explicar todas as tarefas, designe um colega de setor para que fique responsável por auxiliar o novo funcionário.

Desse modo, você estará garantindo o aprendizado mais rápido do colaborador e estimulando uma relação mais próxima entre colegas de equipe.

Motivação é Fundamental!

 O primeiro dia de trabalho é sempre uma experiência desafiadora. Por isso, é muito importante que os novos funcionários estejam motivados para passar pelos treinamentos e obtenham um bom desempenho nas suas atividades.

Existem inúmeras formas de motivar a sua equipe de colaboradores para que façam o seu melhor dentro da empresa, a primeira delas é oferecer elogios quando alguma atividade obtém bons resultados ou é bem realizada.

Outra maneira é pedir sugestões e feedbacks, desse modo os funcionários se sentirão mais à vontade no ambiente de trabalho e poderão ser mais pró ativos em suas respectivas funções.

Como você pôde ver, a integração de novos funcionários é extremamente importante para o crescimento da sua empresa.

Se você gostou deste artigo, não deixe de conferir outros conteúdos em nosso blog.

Até a próxima!