Profissionais da Geração Z tem particularidades que estão mudando as relações de trabalho. Já pensou em como eles podem ser valiosos para sua empresa?

Cada geração tem característica em particular que, embora não definitivas, as unem como grupo. A Geração X tem espírito jovem e muita preocupação com o futuro. A Geração Y é a da liberdade e inovação. A Geração Z, por sua vez, é caracterizada pela responsabilidade social, engajamento e resistência aos sistemas sociais.

Além disso, esta geração sofre com a ansiedade de um mundo cada vez mais universalizado em que as coisas são extremamente efêmeras e mudam com rapidez nunca vista antes. É um mundo onde há poucas certezas e isso os afeta em cheio.

Mas há outras tendências que fazem dessa geração especial e que precisa ser observada e compreendida. São indivíduos que veem a figura humana como centro de todo desenvolvimento, valorizando ideais e um propósito de vida em detrimento de riquezas financeiras. Há uma tendência, também, em duvidar de sistemas já implantados, buscando uma nova construção de modelos sociais.

Essa personalidade de resistência traz consigo diversos fatores positivos, mas também negativos. A realidade é que, com cooperação de ambas as partes, profissionais da geração z e empregadores podem fazer uma parceria de ótimos frutos.

Ágeis e inovadores

A ligação social dos profissionais da geração z com meios eletrônicos faz com que sejam mais rápidos, inovadores e estejam buscando novos desafios. Prezam por um ambiente de trabalho dinâmico, que possibilite crescimento profissional e que todos na equipe sejam tratados como iguais.

Críticos

Apesar de serem muito críticos, ainda há uma dificuldade em aceitar críticas. Logo, saber como dar um feedback para este profissional é de extrema importância para não desmotivá-lo, uma vez que são emocionalmente ainda precoces. É uma geração que acredita que a liderança deve ser conquistada, não imposta. Portanto, tenha sempre uma personalidade de coesão entre discurso e prática, pois assim terá um forte aliado na sua equipe.

Relações de Trabalho

De uma forma geral, esse profissional quer dar opinião e manifestar seus ideais. Ele tem uma consciência social e econômica, valoriza o que é sustentável, e se preocupa em fazer parte da mudança daquilo que acredita para o mundo. Logo, sua cobrança por essas práticas será maior.

Mais uma vez, ressalta-se a preferência por trabalhar em um local que se identifique com os propósitos e ideais, do que um emprego que o faça ganhar mais.

Além disso, novas relações de trabalho, como por exemplo o home office, são um alternativa comum entre esses profissionais. É um modelo cada vez mais aceito e aguça, também, o espírito empreendedor que por eles é carregado.

 

A receita para lidar com profissionais da geração z, contudo, não é nada incomum: trata-se da conversa. Este sempre será o melhor método para solucionar, acalmar e conciliar todas as relações, sejam de trabalho ou pessoais.