Saiba identificar causas e consequências da rotatividade nas empresas

A rotatividade nas empresas é um assunto que deve ser tratado com extrema seriedade. Por ser uma ocorrência que gera custos e desgastes, tanto ao empregador quanto o funcionário, a identificação das causas se torna essencial.

De acordo com pesquisas, os fatores que mais causam a rotatividade são a falta de uma política coerente de salários, pouca oferta de benefícios, falta de perspectiva de crescimento profissional, condições precárias de trabalho e a falta de gestão. Além desses, um segundo fator que implica na rotatividade, é a insatisfação do empregador com o trabalho realizado pelo funcionário.

Quando a frequência é alta, é um indício de que algo está sendo feito equivocadamente. A rotatividade, portanto, prejudica o trabalhador, que fica sem o emprego, e a empresa, que inviabiliza o crescimento de produtividade e aumenta o nível de insegurança dos demais funcionários.

Para minimizar a rotatividade, é necessário que os gestores estejam em constante atualização profissional e conectados com o ambiente de sua empresa. Ações de avaliação de ambiente de trabalho, nas quais as pessoas se sintam confortáveis e seguras para apontar melhorias, podem ser utilizadas como ferramenta.

Contudo, a rotatividade, quando dentro de uma margem saudável, pode trazer bons resultados. Se controlada, gera competitividade dentro da organização, criando perspectivas de crescimento, além da entrada de novas técnicas de trabalho.

Manter uma relação de confiança entre empresa e funcionário, disponibilizando condições adequadas de trabalho e estabelecendo respeito mútuo, é de extrema importância. Reter talentos, o capital humano da empresa, faz com que a organização obtenha resultados cada vez melhores.

Implantando políticas internas, que valorizem o empregado e que dispõem de oportunidades que permitam a perspectiva de crescimento são recomendadas. Com a motivação, os funcionários mantém um nível de produção qualificado, devido a segurança e respeito que fora estabelecido.