O vídeo currículo chegou para ficar. Isso mesmo! Muitas empresas estão antenadas nesse formato de seleção, principalmente as que lidam com áreas de inovação e criatividade

É que o vídeo currículo é muito eficaz para que os recrutadores possam avaliar se o candidato tem facilidade para se comunicar, por exemplo. Agora, você que pensa não ter perfil nem para gravar um vídeo currículo não pare por aqui. Você irá entender justamente como fazer para se destacar com dicas infalíveis que separamos para você. 

Além deste post, nós da Missão RH, postamos um vídeo (viu só a importância de visualizar?) para você acompanhar o passo a passo da prática de gravar um currículo com roteiro e objetivo definidos. Acompanhe!

Como fazer um vídeo currículo de apresentação em 3 passos

É possível produzir seu vídeo de forma atrativa e prática. Entenda que o menos é mais ou você vai acabar cansando o recrutador caso fale demais sobre si sem informações que sejam úteis e possam ser utilizadas para a contratação. Então, confira as dicas que a especialista em Recursos Humanos, Teresa Moraes, preparou para você, leitor do Blog Missão RH.

Passo 1 – Compreender bem os requisitos da vaga 

Parece óbvio, mas nem sempre o candidato foca na importância desse item. O que a vaga pede exatamente? Busque isso em você para assim se conectar com o vídeo que irá fazer. Suas habilidades e potenciais podem ser destacados de forma que façam conexão com o que a vaga pede. Experiências que você teve em outros empregos, mesmo que em cargos diferentes, podem ser citados, mas lembre sempre de utilizar as características que podem ter relação com a nova vaga que você quer.

Por exemplo: se você fazia algo que lidava com pessoas, mesmo se candidatando para uma vaga diferente, esta é uma habilidade adquirida e que ainda será valorizada e utilizada no novo emprego.

Passo 2  – Faça um roteiro em menos de 1 minuto 

Um minuto não é pouco. Tente se gravar nesse tempo e perceba que dá para falar muitas coisas em 60 segundos e garantir a atenção de quem irá assistir. Então, para isso, personalize seu roteiro recheando com suas características principais. Se apresente brevemente com seu nome e algumas informações da sua vida. Saber da estrutura familiar às vezes ajuda em relação a necessidade de viagens, por exemplo. Se você tem carro próprio para se locomover até o local ou não também é um fator relevante. 

E principalmente: dizer o porquê você está gravando o vídeo. Qual o propósito? Exemplo:

“Estou me candidatando para a vaga (diga o nome exato da vaga).”

Fale se já trabalhou em algo que exige técnicas similares ao cargo que almeja. Em quais áreas você tem conhecimento? Que cursos fez? 

Depois, faça uma conclusão agradecendo e diga que está à disposição para uma entrevista. Ah, lembre que o roteiro serve para orientar e facilitar enquanto fala e não para engessar você, ok?!

Passo 3 – Aplicativo de Telepronter 

Com o roteiro pronto vai faltar apenas tempo e treino. Isso porque de acordo com Teresa, é importante gravar muitas vezes até o vídeo ficar no ponto. E para isso, a melhor das dicas é o aplicativo que vai ajudar você a ler o roteiro enquanto grava.

Mas atenção! Leia disfarçadamente porque ninguém quer receber um vídeo com alguém falando de forma mecânica, não é mesmo? Fique tranquilo porque é fácil falar naturalmente com a dica da Teresa. Segundo ela, um dos melhores aplicativos para isso é o bigvu.tv.

Com essa ferramenta, você consegue escrever o roteiro do computador e passar para o celular. E ainda: pode escolher a velocidade com o que o texto passará na tela. Ficou com dúvida? Não tem problema porque, neste vídeo, a Teresa mostra detalhadamente como fazer.

Contar com quem sabe também faz a diferença

Além dos nossos canais, também podemos te ajudar pessoalmente. Nós, da Missão RH, estamos de portas abertas para te receber e te auxiliar a encontrar a oportunidade certa para você! Contate nossa equipe.