A procura por um emprego faz parte da realidade de muitos brasileiros tanto para os que buscam recolocação quanto para a primeira contratação. Nesse post vamos te contar um segredo: existem estratégias que podem auxiliar diretamente no sucesso da busca pela vaga dos sonhos. 

Sim! Conquistar o emprego que você sonhou pode ser muito mais fácil do que parece. Quer saber como? Então fica até o fim porque nas próximas linhas vamos tratar de dicas preciosas para você ter sucesso no processo seletivo de emprego

O seu currículo precisa estar sempre atualizado

Essa dica é quase um clichê, mas é sempre muito bom reforçar: mantenha o seu currículo sempre atualizado. Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença em um processo seletivo de emprego e, quando você menos espera, pode surgir uma oportunidade para enviá-lo.

Evite deixar para atualizar apenas quando essas situações aparecem, pois a atualização de última hora pode fazer com que você esqueça de informações relevantes capazes de decidir pela sua contratação ou a de outro candidato. 

Crie uma rede de contatos 

Por onde você passar, procure fazer contatos que no futuro podem auxiliar na hora de uma indicação. Leia o artigo Você sabe fazer networking? e confira algumas dicas de como criar essa rede de contatos que também é um ponto importantíssimo da estratégia. 

Use a tecnologia a seu favor

As redes sociais deixaram de ser um ambiente exclusivo para relacionamento extra profissional. O LinkedIn é a prova disso!

Projetado para ser uma rede social que proporciona troca de conteúdos profissionais, ele é a principal fonte de informações onde os agentes de Recursos Humanos e recrutadores buscam, nos perfis dos usuários, competências que se enquadrem nas necessidades da vaga em aberto.

Por isso, indicamos que:

  • Mantenha as suas informações profissionais atualizadas em seu perfil no LinkedIn;
  • Crie conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação. Compartilhe experiências e conhecimentos;
  • Procure seguir empresas e fazer conexão com profissionais que podem, de alguma forma, agregar conhecimento;  
  • Publique seus certificados conquistados em cursos;
  • Lembre-se de que essa é uma rede social com fins profissionais, então evite conteúdos sobre política e esportes, por exemplo, a menos que estes sejam condizentes com o seu cargo atual e/ou com o que você busca. 

E, se você ainda não tem um perfil, crie um urgentemente. Esse é outro detalhe que pode agregar muito na hora da seleção. 

Saiba quem deve receber seu currículo

Ainda no âmbito das redes sociais, assim como os recrutadores, use o LinkedIn para identificar quem é a pessoa que possui o poder de decisão sobre a contratação em um processo seletivo de emprego.

Abra o perfil da empresa que você deseja integrar o time e identifique quem são os colaboradores que já trabalham na organização. Encontre quem é o responsável pelo setor de Recursos Humanos e estabeleça um contato pela própria rede social.

IMPORTANTE: não precisa ter receio de fazer uma abordagem pelo chat, afinal, o LinkedIn é para isso mesmo. Apenas lembre-se de ser cordial e manter um tom simples, mas não informal. Evite o uso de abreviações e gírias, por exemplo.

A relevância de saber para quem enviar o currículo

Conforme comentado acima, é importante identificar quem é o profissional do RH na empresa, pois assim o contato e o envio do currículo será mais assertivo. Você vai direto à pessoa que possui poder de decisão na hora de contratar alguém em um processo seletivo de emprego. Essa tática evita que informações se percam e, por diversos motivos, você fique de fora da seleção. 

Quer saber mais dicas sobre processos seletivos e como conquistar a vaga dos seus sonhos? Acompanhe o nosso LinkedIn, onde publicamos vagas abertas em diversas áreas do mercado, além de mais conselhos. 

Em nosso canal no YouTube, você também encontra instruções sobre como se sair bem em qualquer entrevista de emprego. 


Leia também: Conheça as 5 habilidades mais desejadas pelas empresas


Conte com a Missão RH para encontrar a oportunidade que você procura. Nós podemos auxiliar você a identificar o espaço ideal no mercado de trabalho.


Com profissionais empenhados em inserir profissionais às vagas abertas em diversas empresas parceiras, somos capazes de encontrar o processo seletivo de emprego para você participar.

Você pode consultar as vagas de emprego disponíveis em Caxias do Sul clicando aqui.

E também: aproveite e aprenda como fazer um vídeo currículo. Esta é uma modalidade cada vez mais valorizada por recrutadores. Entenda como: