Networking é a capacidade de criar uma boa rede de contatos profissionais, estabelecendo conexões de interesses em comum. Trabalhar com essa rede é fundamental para quem busca uma recolocação profissional, uma promoção e até mesmo para consolidar a sua carreira.

A grande vantagem é que ele pode ser realizado tanto no ambiente on-line quanto off-line. Quer aprender como fazer networking e aumentar a sua visibilidade profissional? Venha conosco!

Apareça no mundo on-line e off-line!

Sabe aquele velho ditado de que “só é lembrado quem é visto”? Isso é uma verdade! Dessa maneira, mantenha as suas redes de contato sempre atualizadas e se faça presente tanto no mundo on-line quanto off-line.

Por exemplo, no mundo on-line você pode criar um portfólio para divulgar os seus serviços e até mesmo se arriscar a escrever artigos no LinkedIn. Já no off-line você pode começar a participar de feiras, congressos e encontros de negócios.

Encontre pessoas com os mesmos interesses

Encontrar uma pessoa que faça a mesma coisa que você não significa, necessariamente, que ela é uma concorrente. Por isso, encontre essas pessoas e faça boas conexões com elas. Afinal, vocês têm os mesmos interesses.

Também vale encontrar na rede de contatos pessoal (família, conhecidos e colegas de trabalho) algumas pessoas que você possa ter mais afinidade. Assim, pode promover relações mais duradouras com quem “fala a mesma língua” que você!

Esteja bem-informado

Para promover um papo com pessoas que tem os mesmos interesses, é preciso estar bem-informado, você concorda?

Sendo assim, conhecer as tendências mercadológicas são fundamentais. Então, tire um tempo diário para assinar newsletters interessantes, ler um jornal e acompanhar a concorrência. Assim, você tem mais argumentos para puxar um papo rico e qualificado.

Conecte-se!

O networking não é uma via de mão única. Isso significa que não adianta apenas ouvir o que os seus contatos têm para falar. É preciso participar e envolver-se. Veja algumas dicas:

  • compartilhe matérias importantes do seu segmento de atuação;
  • avise os seus amigos sobre as tendências mercadológicas;
  • faça a indicação de amigos para novos empregos e oportunidades;
  • faça novos cursos e compartilhe a sua experiência;
  • avalie as marcas que você gosta, contando a sua opinião;
  • engaje-se com as publicações das pessoas (comente, curta e reaja).

Mas, atenção! Jamais crie polêmica ou tente vender “verdades absolutas”. Demonstre o seu ponto de vista com cordialidade e muito respeito às opiniões adversas — caso contrário, você pode denegrir a sua imagem.

Promover o networking profissional é essencial em todos os momentos da sua carreira. Por isso, mesmo que você já tenha conquistado a sua vaga dos sonhos, jamais deixe de investir em relacionamentos com quem tem os mesmos interesses que os seus. Isso passa muita credibilidade profissional e demonstra que você está sempre atualizado.

Neste post, você conferiu o que é e como fazer networking. Você tem mais alguma dica sobre esse assunto? Considera o networking importante no seu ramo de atuação? Interaja conosco, deixando a sua opinião neste post. Vamos adorar saber o que você pensa sobre esse assunto!