Conciliar estudos e carreira profissional não é uma tarefa simples. 

Apesar disso, mais de 70% dos universitários brasileiros dividem seu tempo entre o trabalho e o curso, segundo a pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2012. Esse número representa milhares de jovens e adultos que lidam diariamente com o cansaço de acordar cedo para trabalhar e, a noite, se dedicam aos estudos.

Se você faz parte desse enorme grupo de pessoas que precisam conciliar as duas atividades e, às vezes, até assumir outras responsabilidades como cuidar da casa e dos filhos, esse artigo é para você!

Você também pode se interessar: Geração dos Millennials: Quem são e qual seu impacto no mercado de trabalho?

Continue lendo para conferir algumas estratégias que você pode usar para organizar os estudos e carreira profissional da melhor forma.

Boa leitura!

5 Estratégias para conciliar estudos e carreira profissional 

Acordar cedo, trabalhar o dia todo e ainda ter disposição para enfrentar as aulas da faculdade não é para todo mundo. 

É preciso ter força de vontade e dedicação para conciliar todas essas atividades, sem contar nas horas de lazer e cuidados com a saúde, que não devem ser deixados de lado.

Confira agora 5 estratégias que irão auxiliá-lo nessa tarefa:

Faça um planejamento 

Fazer um planejamento da sua rotina é o primeiro passo para que o seu tempo seja otimizado e você não se desgaste excessivamente.

Para planejar seu tempo da melhor forma, é necessário identificar de antemão tudo que você precisa fazer ao longo do dia, incluindo academia, trabalho, intervalo, ida à faculdade e o tempo gasto para se locomover de um local à outro.

É claro que nem sempre o dia sairá de acordo com o  planejado, no entanto, você terá uma noção do tempo que você leva para realizar suas tarefas e cumprir seus objetivos principais.

Defina prioridades

Falando em objetivos principais, uma outra estratégia que também irá ajudá-lo a conciliar os estudos e carreira profissional é estabelecer suas prioridades.

Vale lembrar que somos apenas seres humanos e, às vezes, não conseguimos dar conta de tudo.

Portanto, defina suas prioridades do dia e não seja tão exigente com você mesmo. 

Realize as tarefas que você considera mais importantes e, no outro dia, tente colocar em prática as que restaram, como aquele trabalho da faculdade que possui um prazo maior de entrega ou estudar para uma prova da próxima semana.

Não esqueça que equilíbrio é tudo!

Evite procrastinar

A procrastinação é uma atitude que vem se agravando com o passar do tempo, em virtude das redes sociais e diversas outras formas de entretenimento disponíveis na internet.

Entretanto, é muito importante evitar ao máximo a procrastinação e manter o foco durante a realização das tarefas.

Isso não quer dizer que você precisa se manter focado 24 horas por dia, até porque a nossa mente também precisa descansar. Mas saber separar os momentos de lazer e diversão do trabalho e estudo é crucial.

Leia também: Foco no trabalho: Veja como ser mais produtivo!

Ache seu próprio método de estudo

Nem sempre o método de estudo de outras pessoas funcionarão para você de forma eficaz.

Cada indivíduo possui características diferentes, incluindo o modo de aprendizado e estudo.

Logo, você terá que descobrir qual é o melhor método para estudar e aplicá-lo no seu dia a dia.

Uma dica é procurar diversos métodos de estudo diferentes e testar um por um, assim, você verá qual é o melhor e mais produtivo.

Conheça seus limites

A última dica, mas não menos importante, é o autoconhecimento.

Através dele, você saberá até onde vai a sua concentração e o momento certo de parar para descansar ou variar a atividade. 

É muito comum ouvirmos estudantes comentaram que viraram a noite fazendo trabalhos da faculdade, no entanto, isso é extremamente prejudicial a saúde. 

Para que você não tenha que passar por incômodos como esse, voltamos à questão do planejamento de tempo. 

Seguindo todas as estratégias que listamos, você não precisará chegar ao limite e ficar esgotado. Fatores como esse diminuem a qualidade de vida e provocam exaustão demasiada. 

Como manter a saúde mental ao conciliar estudos e carreira profissional?

Como você pôde reparar, conciliar estudos e carreira profissional não é uma tarefa fácil.

Mas, com dedicação e um planejamento de tempo bem feito, isso não se tornará um peso para você.

O grande problema surge quando o psicológico é afetado por conta da falta de tempo e descanso.

Por isso, priorize algumas horas do seu dia para conversar com amigos, dar uma caminhada ou fazer algum hobby.

Se você precisa de auxílio para organizar a sua vida profissional e subir de cargo, saiba mais sobre o coaching de carreira. 

Esse profissional, por sua vez, irá ajudá-lo a conquistar seus objetivos através do planejamento e organização de tempo. 

Clique aqui e saiba mais sobre o coaching de carreira da Missão RH.