O coaching de carreira é uma profissão relativamente nova no Brasil, sendo uma metodologia de desenvolvimento individual e empresarial. 

O objetivo do coaching é capacitar profissionais para o mercado de trabalho, alinhando metas e objetivos para que o cliente alcance os resultados desejados.

Além disso, uma das funções do coach, dentro do alinhamento de objetivos, é traçar um plano de carreira para o início do ano. 

Assim, o profissional que deseja se recolocar no mercado de trabalho se prepara antecipadamente para os processos seletivos.

Veja também: 6 Melhores países para trabalhar no exterior

Neste post, vamos explicar qual é a função do coaching de carreira e como ele pode ajudá-lo a traçar suas metas para 2021.

Boa leitura!

Qual a função do coaching de carreira?

O coaching de carreira utiliza conhecimentos e princípios básicos de várias áreas, como, por exemplo, gestão de negócios, administração empresarial e psicologia na capacitação de seus clientes para o mercado. 

Através de um planejamento detalhado, realizado durante as sessões, o coaching estabelece uma relação de parceria com o seu cliente e foca em auxiliá-lo a alcançar seus objetivos dentro de um curto ou longo prazo. 

Ao estabelecer essa parceria, os dois trabalham em conjunto para reconhecer os pontos fracos e fortes, que devem ser melhorados ou trabalhados. 

Após cada encontro, que pode ser semanal ou quinzenal, o cliente recebe um checklist de metas para cumprir até a próxima sessão.

Logo, é possível observar a evolução do indivíduo de forma dinâmica. 

Vale ressaltar que o coaching não exerce a mesma função do psicólogo.

O seu trabalho é voltado única e estritamente para a busca de soluções no âmbito empresarial, localizando as dificuldades profissionais de cada pessoa.

Por que investir em um coaching de carreira? 

Se você não está satisfeito com o seu trabalho ou campo de atuação, o coaching de carreira pode ser uma ótima alternativa para mudar de rumo!

Ao traçar suas metas e alinhar quais são os desafios para alcançar os resultados que você espera, você estará direcionando todos os esforços para a sua recolocação profissional

Desse modo, a sua especialização na nova área se torna um processo mais acelerado e eficaz. 

Uma outra razão para apostar em um coaching é a possibilidade de receber atendimento onde e quando quiser, através do Skype, e-mail e até WhatsApp.

4 principais vantagens de contratar um coaching

Como você pode ver, o coaching de carreira oferece muitos benefícios para quem procura trocar de emprego ou mudar o ramo de atuação. 

Conheça agora outras vantagens de apostar em um coaching para a sua carreira:

#1 Preparação

O coaching procura preparar o indivíduo para entrevistas e processos seletivos, focando nos pontos fortes e trabalhando as dificuldades do mesmo.

#2 Currículo

Esse profissional irá auxiliar na estrutura do currículo e como torná-lo mais atraente aos olhos dos avaliadores.

#3 Promoção

Ajudam a fazer um planejamento de carreira para aumentar de cargo e saltar de nível na profissão.

#4 Networking

Por fim, o coaching possui uma ampla rede de networking, proporcionando oportunidades e fortalecendo relações entre o cliente e empresas.

Você também pode se interessar: O Programa de RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL da Missão RH

Como o coaching pode auxiliá-lo nas metas para 2021?

A chegada do mês de dezembro costuma deixar as pessoas apreensivas sobre o próximo ano, principalmente se não estão empregadas ou na área que gostariam de estar atuando. 

Por isso, o coaching surge como uma solução, oferecendo um planejamento detalhado de carreira e trabalhando para que as metas sejam cumpridas no ano seguinte.

Para que você consiga se recolocar profissionalmente em 2021 e alcançar todos os seus objetivos, não deixe de saber mais sobre o coaching de carreira. 

Entre em contato com a nossa equipe da Missão RH e obtenha a sua realização profissional.