A cultura organizacional do Google é vista como um exemplo no mundo todo, sendo considerado um modelo de gestão flexível e inovador. 

No dia a dia dos profissionais que trabalham no Google é muito comum se deparar com lanches gratuitos, videogames e salas de descanso que podem ser utilizadas a qualquer momento. 

No entanto, apesar das “mordomias” oferecidas pela empresa, fatores como responsabilidade e dedicação são levados bastante a sério. 

O funcionário precisa executar todas as suas tarefas e mostrar um bom desempenho para continuar no emprego, assim como em qualquer outra organização. 

A diferença é que, no Google, as pessoas possuem mais liberdade para escolher seus horários de trabalho, intervalo e lazer, podendo escolher, assim, o período que apresentam mais rendimento. 

Dessa forma, o profissional apresenta resultados mais positivos e fica satisfeito com a sua função, refletindo diretamente no crescimento da empresa.

Veja também: Geração dos Millennials: Quem são e qual seu impacto no mercado de trabalho?

Por esses e outros motivos, o Google é uma das empresas mais concorridas de se trabalhar.

Neste post, você confere 5 lições preciosas para extrair do Google e, quem sabe, implementar na sua organização! Continue sua leitura.

5 lições sobre a cultura organizacional do Google

Não é novidade para ninguém que o Google é uma das empresas mais conhecidas e renomadas do mundo. 

Além dos benefícios oferecidos para os funcionários e a enorme infraestrutura, a empresa se destaca principalmente pela cultura organizacional.

Um ambiente flexível, que atrai centenas de pessoas para os processos seletivos todos os anos deve ter algo a nos ensinar, certo? 

A seguir, veja 5 aprendizados importantíssimos transmitidos pelo Google: 

#1 Depositar confiança nos funcionários 

A primeira lição que podemos extrair da cultura organizacional do Google é a confiança que a empresa deposita em seus colaboradores. 

Para muitas pessoas, pode parecer uma atitude arriscada, entretanto, isso contribui para que os profissionais se sintam reconhecidos e valorizados. 

Além disso, a relação estabelecida entre gestores e funcionários é estreitada.

#2 Focar nos resultados

Essa pode parecer uma prática bastante comum em empresas e organizações. Porém, ao contrário dos modelos de trabalho tradicionais, o Google não cobra seus funcionários sobre o processo em si. 

Se os resultados forem positivos e o trabalho for bem executado, fatores como “politicagem” não são levados em consideração na mesma proporção que outras instituições.

#3 Incentivar uma boa relação entre funcionários

Uma outra lição preciosa que podemos tirar da cultura do Google é a forma como a empresa incentiva e valoriza a socialização entre funcionários. 

Por esse motivo, há diversos ambientes descontraídos  e espaços dedicados unicamente à interação entre pessoas.

Os fundadores e gestores do Google acreditam que manter uma boa relação com a sua equipe no ambiente de trabalho é muito importante para garantir a produtividade e ótimo desempenho.

#4 Ser receptivo

Embora o líder de uma equipe seja autoridade e tenha mais experiência, isso não significa que ideias e propostas vindas dos funcionários não serão aceitas…pelo contrário! 

De acordo com a cultura organizacional do Google, a troca de conhecimento e informações entre o líder e a sua equipe é fundamental. 

Por isso, reuniões e feedbacks são realizados com frequência, agregando ideias e sugestões de todas as pessoas. 

#5 Atenção no recrutamento 

Essa talvez seja uma das lições mais importantes que pode ser extraída do Google: dar a devida atenção ao recrutamento de novos colaboradores.

Isso porque, é através desse processo que a empresa encontra os perfis ideais a serem contratados, além da possibilidade de preservar jovens talentos e treiná-los no futuro. 

Com o intuito de recrutar os melhores profissionais do mercado, todos os líderes e fundadores participam da entrevista e fazem perguntas ao candidato.

Você também pode se interessar: Gestão de pessoas: 5 Filmes sobre liderança que irão abrir seus horizontes!

Conclusão 

Como você pôde ver, a cultura organizacional do Google proporciona diversos ensinamentos sobre uma gestão de pessoas assertiva e valorização dos profissionais. 

Se você é CEO ou líder de uma empresa e deseja saber mais sobre como implantar uma cultura saudável e positiva no ambiente profissional, acesse nosso canal no Youtube e confira nossos conteúdos sobre o mercado de trabalho. 

Clique aqui e saiba mais sobre o nosso trabalho!