Trabalhar com gestão de pessoas é uma tarefa que exige muita dedicação, planejamento e, acima de tudo, atitude por parte do líder.

Especialmente agora que estamos enfrentando um cenário de pandemia global, chefes e CEO’s de todo o mundo precisam se adaptar aos novos formatos de trabalho e desenvolver outras maneiras de gerir seus colaboradores.

Você também pode se interessar: Engajamento de colaboradores: Veja como incentivar uma boa relação na equipe

Sabendo das dificuldades de liderar uma equipe (ainda mais no momento atual), preparamos uma lista com 5 filmes imperdíveis sobre gestão de pessoas para inspirar você e seu time! 

Boa leitura!

5 Filmes sobre Gestão de Pessoas 

Os filmes podem ser romantizados e ter uma liberdade poética, mas, ainda assim, não deixam de ser uma imitação da vida real. 

Por esse motivo, podem servir como referência na hora de repensar sua forma de gerenciar os profissionais na sua empresa.

Leia também: 

Listamos, abaixo, 5 filmes inspiradores que todo gestor deveria assistir. Confira!

 

Coach Carter – Treino para a vida

O filme Coach Carter, lançado em 2005, aborda diversas questões sobre comprometimento e disciplina, mostrando como uma equipe unida pode obter resultados extraordinários.

No filme, o ex-jogador Ken Carter (interpretado por Samuel L. Jackson) é chamado para treinar uma equipe de basquete amadora. 

Com o decorrer dos treinos, Carter se mostra um  verdadeiro líder, disposto a ajudar sua equipe e incentivá-los à conquistar seus objetivos.

Coach Carter é um filme que, além de mostrar a importância do trabalho em equipe, fará com que você busque novas formas de melhorar a sua gestão de pessoas. 

 

Capitão Phillips

Baseado no livro “Dever de Capitão”, de Richard Phillips, o filme de 2013 conta a história de um navio que é atacado por piratas somalis e toda a tripulação é feita de refém. 

Mesmo sabendo dos riscos que corria, o Capitão do navio demonstrou que era capaz de lidar com situações difíceis e se posicionou frente aos obstáculos que foram surgindo. 

Além de conquistar ainda mais o respeito e admiração de seus tripulantes, Phillips conseguiu engajar sua equipe mesmo em uma situação delicada. 

Se você procura ser um exemplo para seus colaboradores, então esse filme é para você!

 

Invictus

Esse filme nos mostra um pouco da trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e considerado um dos líderes mais importantes de todos os tempos. 

Ao unir a política e o esporte, Mandela foi capaz de fortalecer a população do país – que havia sido atingida pelo Apartheid – de modo que classes e culturas não tivessem distinção. 

Durante a obra é possível absorver inúmeras lições sobre gestão de pessoas e comportamentos dignos de um verdadeiro líder, como perseverança e empatia.

 

O Diabo veste Prada

Se você ainda não assistiu O Diabo veste Prada, provavelmente já deve ter ouvido falar, certo? 

Este filme nos conta a história de uma jornalista (Anne Hathaway) que é selecionada para ser assistente da editora-chefe de uma revista de moda famosa. 

A chefe, interpretada por Meryl Streep, apresenta um comportamento bastante hostil e frequentemente interfere na vida pessoal das suas funcionárias. 

No entanto, ao longo do filme, vemos o amadurecimento profissional da assistente e, com isso, uma mudança no comportamento da chefe. 

Esse filme aborda as dificuldades de desempenhar o papel de líder e, principalmente, a importância de demonstrar uma imagem forte para seu colaboradores.  

 

Vida de Inseto

Por fim, a nossa última indicação de filme é uma obra diferente das listadas anteriormente. 

Vida de Inseto fala sobre a história de uma comunidade de formigas que sofriam com o abuso de autoridade dos gafanhotos.

Com o passar do tempo, as formigas decidiram fazer uma revolução. No entanto, essa atitude somente deu certo por conta da excelente liderança de Flick – o protagonista. 

Apesar de ser voltado para o público infantil, o filme retrata a rotina de operários dentro da sua empresa (formigueiro), onde é preciso contribuir com o máximo de si e trabalhar em equipe para ter bons resultados. 

 

Conclusão

Para realizar uma boa gestão de pessoas, características como compreensão, atitude e persuasão são imprescindíveis, mas ser um bom líder também exige tempo e dedicação.

Por isso, esteja sempre aberto à novas sugestões e compartilhe suas ideias com os colaboradores.

Atitudes como estas farão com que a sua equipe sinta mais confiança e credibilidade em você.

Se a sua empresa está precisando de ajuda para preencher o time de talentos, conte com os serviços para empresas da Missão RH.