A entrevista de desligamento ainda é uma prática desconhecida para muitas pessoas. No entanto, realizar uma entrevista da forma adequada pode oferecer inúmeros benefícios para a empresa e para o ex funcionário. 

Geralmente, o setor responsável por realizar a entrevista de desligamento é o de recursos humanos, contudo, em alguns casos, o líder da equipe cumpre a função de fazer a entrevista, principalmente em pequenos negócios.

Se você quer entender o que é e qual a importância de adotar essa prática na sua empresa, continue lendo para conferir!

O que é?

A entrevista de desligamento nada mais é que uma reunião onde o profissional de RH e o funcionário que está deixando a empresa (seja por vontade própria ou demissão) conversam sobre a trajetória desse funcionário durante todo o período que ele contribui com a instituição. 

O objetivo dessa reunião é entender quais foram as razões que fizeram o funcionário pedir o desligamento, ou o que levou a essa demissão. 

Além disso, o profissional que será responsável por realizar a entrevista irá coletar informações relevantes para a empresa, como problemas organizacionais ou de comunicação interna, que servirão para fazer melhorias dentro da empresa. 

O feedback do funcionário é fundamental para que o profissional de RH tenha uma noção de como é a rotina de trabalho dentro da empresa e como isso afeta o desempenho dos outros funcionários. 

Por que é importante para sua empresa?

A entrevista de desligamento oferece muitas vantagens, tanto para a empresa como para o ex funcionário. Isso porque, além de receber um feedback sincero, a corporação também estará cuidando da sua imagem.

Essa prática também é fundamental para diminuir tensões no ambiente de trabalho e demonstra que a empresa se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores. 

Além do mais, o profissional de recursos humanos poderá reunir informações valiosas para fazer melhorias, auxiliando, assim, no crescimento e melhor desempenho da empresa e equipe. 

Como realizar uma entrevista de desligamento? 

A saída de um funcionário da empresa sempre é um momento muito delicado. Por isso, há alguns cuidados que é preciso seguir na hora de realizar a entrevista de desligamento. São eles: 

  • Faça a entrevista no último dia do funcionário;
  • Escolha o momento certo para a entrevista;
  • Ouça com atenção todos os pontos positivos e negativos.

Faça a entrevista no último dia do funcionário

É muito importante que a entrevista de desligamento aconteça somente no último dia de trabalho do funcionário para que ele não tenha receio em fornecer um feedback transparente sobre a empresa.

Escolha o momento certo para a entrevista

Apesar da entrevista ser crucial para o desenvolvimento da empresa, ela deve ser bem planejada. De nada adiantará receber informações sobre a empresa se você está com pouco tempo ou se o funcionário ainda está abalado por conta do desligamento. 

Programe com antecedência um horário e faça uma pauta com todas as perguntas e questões a serem levantadas.

Ouça com atenção todos os pontos positivos e negativos

É muito comum o colaborador sentir a necessidade de “desabafar” ou intensificar alguns acontecimentos, mas você deve registrar todas as informações passadas e oferecer o apoio necessário a ele no momento da entrevista.

Dessa forma, ele se sentirá mais acolhido pela empresa.

Faça melhorias a partir do feedback do funcionário

Após reunir todos os dados e informações que foram coletados na entrevista de desligamento, você conseguirá identificar todas as falhas internas e apresentar uma solução efetiva. 

É muito importante que o feedback de ex funcionários sejam levados em conta também na hora da contratação.

Bem como essas informações também deverão ser passadas para o líder do setor, caso haja algum problema de comunicação ou na equipe. 

Seja em grandes corporações ou pequenas empresas, é muito importante realizar entrevistas de desligamento com seus colaboradores.

Assim, é possível avaliar problemas de forma efetiva e contribuir ainda mais com o crescimento do seu negócio!

Conheça mais sobre os serviços para empresas da Missão RH clicando aqui.