As perguntas mais comuns em entrevistas de emprego geralmente são as mais simples de responder e, ao mesmo tempo, são as que definem se o candidato tem o perfil ideal para a vaga.

Sabemos que em processos seletivos é comum ficarmos apreensivos na hora de responder os questionamentos feitos pelo recrutador.

Por isso, separamos 7 perguntas mais comuns em entrevistas para que você se prepare da melhor forma!

1. Pode me falar um pouco sobre você?

Ao perguntar isso, o recrutador provavelmente deseja saber quais são as suas qualificações profissionais e atributos que podem ser usados em benefício da empresa.

Além disso, ele estará avaliando a sua capacidade de sintetizar informações e repassá-las rapidamente.

Fale sobre suas experiências profissionais, especializações e cursos que tenha realizado.

2. Me diga um defeito e uma qualidade sua

O objetivo do recrutador ao realizar esta pergunta é ver se o candidato reconhece seus pontos fracos e fortes de maneira honesta e como ele pode aprimorá-los.

Por isso, esta é uma das perguntas mais comuns em entrevistas, devido a sua importância em avaliar a transparência e motivação do candidato.

3. Como você se vê em 10 anos?

Ao lhe perguntar isso, o entrevistador não estará avaliando apenas a sua visão sobre o futuro, mas também se a sua relação com o trabalho será saudável e produtiva.

O que você disser pode ser que jamais aconteça ou pode ser que demore 2 anos e não 10, portanto, demonstre a sua vontade de crescer dentro da empresa e ajudar no seu desenvolvimento.

4. Qual sua pretensão salarial?

Para falar sobre salário é muito importante que você conheça a realidade do mercado e saiba exatamente qual a sua situação financeira atual, caso seja necessário ganhar menos do que seu emprego antigo.

Procure informações sobre remuneração em sites de emprego confiáveis e pesquise mais sobre o cargo que você irá ocupar dentro da empresa.

5. Qual o emprego dos seus sonhos?

Com esta pergunta, o recrutador espera que você diga exatamente o que você procura em um emprego, avaliando se é compatível ou não com a realidade da empresa.

Fatores como salário, benefícios e ambiente de trabalho são muito importantes em uma vaga de emprego, porém, o que mantém as pessoas produtivas, e acima de tudo felizes, é a possibilidade de vivenciar os seus valores.

Não deixe de conferir nosso canal no YouTube! Fique por dentro das novidades e dicas sobre o mercado profissional.

6. Por que devemos lhe contratar?

Esta é uma das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego, pois esse é o momento em que o entrevistador irá avaliar a capacidade do candidato de trazer soluções para a empresa e provar que é qualificado para a vaga.

Neste caso, pode ser muito útil falar em contribuição, ou seja, como as suas habilidades podem ajudar a empresa.

Por exemplo, se a empresa está passando por um processo de internacionalização e você é fluente em mais de um idioma, isso pode ser um grande diferencial.

7. Você tem alguma pergunta?

Quando o recrutador lhe der essa abertura para esclarecer suas dúvidas, não fique receoso e pergunte tudo o que deseja saber sobre a empresa e a vaga de emprego.

Contudo, se você desejar fazer algum questionamento durante a entrevista, observe qual é o melhor momento para fazer perguntas sem interrompê-lo ou parecer grosseiro.

Sabendo quais são as perguntas mais comuns em entrevistas, sem dúvidas você estará mais confiante e seguro na hora de respondê-las.

Lembre-se de sempre confiar no seu potencial e mostrar o seu entusiasmo durante o processo seletivo!

Até a próxima!