A linguagem não verbal em processos seletivos é um fator essencial na hora de realizar uma contratação. Mas, afinal, o que é linguagem não verbal?

Bem, antes de tudo, é importante saber que a linguagem verbal nada mais é do que uma comunicação feita através de palavras, ou seja, da fala. Já a linguagem não verbal se dá por meio de gestos, posturas e expressões faciais.

A comunicação não verbal acontece na maioria das vezes de forma involuntária e é por isso que muitos candidatos acabam sendo eliminados de processos seletivos antes mesmo de passarem para a próxima fase.

Será que você pode estar agindo de forma incorreta nas entrevistas de emprego? Continue lendo para descobrir!

 

Você Está Dando Sinais Errados?

Pernas inquietas

Um dos sinais mais comuns que expressa o nervosismo é a perna inquieta. Balançar as pernas constantemente durante a entrevista de emprego pode dar a entender que você está impaciente ou até irritado por estar ali.

Procure não cruzar as pernas e sente-se de forma confortável, assim irá parecer que você está mais à vontade.

Não fazer contato visual

Outro sinal que pode estar te eliminando de processos seletivos é não fazer contato visual.

Olhar nos olhos de quem está lhe entrevistando é fundamental para demonstrar confiança e interesse. Além disso, é muito mais fácil conquistar a simpatia de quem está do outro lado da mesa ao olhar nos seus olhos e prestar atenção enquanto ela fala.

Má postura

A linguagem não verbal em processos seletivos também pode estar te prejudicando por conta da sua postura.

Pois é! Ficar à vontade durante a entrevista não significa inclinar as costas para frente. Mantenha sua coluna ereta e procure deixar sua cabeça erguida, mostrando que você está confiante!

Cruzar os braços

Este sinal pode ser o mais perigoso de todos.

Cruzar os braços durante a entrevista de emprego demonstra falta de interesse por parte do candidato.

Além disso, alguns profissionais podem até descartá-lo do processo seletivo antes mesmo de fazer qualquer pergunta, apenas pela sua linguagem corporal.

Evite gestos de fechamento como este. Deixe as mãos no colo e de preferência não cruze as pernas.

 

Use os Gestos a Seu Favor

Como você pôde ver, é perfeitamente normal nos sentirmos ansiosos e apreensivos em uma entrevista, ainda mais quando se trata daquela vaga dos sonhos!

Mas lembre-se sempre de manter a calma, respirar fundo e mostrar que você está realmente interessado no emprego!

Sorrir sempre que possível, gesticular de forma moderada e demonstrar entusiasmo no tom de voz são algumas das boas práticas que você pode ter ao participar de uma entrevista.

Utilize a linguagem não verbal em processos seletivos da melhor forma e sem dúvidas conseguirá o emprego dos seus sonhos!

Gostou do texto? Então não deixe de conferir outros conteúdos sobre processos seletivos no nosso blog!