Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as redes sociais não são apenas ferramentas de lazer e interação, elas também são meios muito utilizados na hora de selecionar um candidato para uma vaga de emprego.

Com o auxílio das mídias sociais, o recrutador pode pesquisar o perfil dos candidatos e avaliar quesitos como ortografia, gostos pessoais e comportamento online.  E apesar de haver ferramentas voltadas totalmente ao mercado de trabalho, como o Linkedin por exemplo, as redes com pessoais como o Facebook ou Twitter possuem informações detalhadas sobre a personalidade do candidato.

O Que o Recrutador Procura nas Redes Sociais

Ao encontrar o perfil do candidato nas redes sociais, o recrutador busca encontrar pessoas que possam dar referências sobre o profissional, checar a sua experiência e, em alguns casos, também ver se ele possui interesse na sua área de atuação.

Seguir pessoas do mesmo ramo, compartilhar posts e até divulgar alguns trabalhos podem ser um ponto muito positivo na hora de avaliar o perfil do participante.

Cuidado Com o Que Você Posta

Do mesmo modo que as informações disponíveis na internet podem auxiliar na contratação, elas também podem fazer com que o candidato perca a oportunidade de ser escolhido para a vaga de emprego por postar conteúdos de cunho preconceituoso, ou que podem comprometer a credibilidade no ambiente profissional.

Sendo assim, recomenda-se que o profissional que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho tome cuidado com suas declarações, estando sempre atento às postagens e compartilhamentos feitos nas suas redes sociais. Mesmo após a contratação, é importante manter o comportamento discreto e condizente com a apresentação no ambiente profissional.

E como os empregadores podem utilizar as Redes Sociais

Para os empregadores que estão à procura de uma pessoa que se encaixe no perfil da empresa, é muito importante fazer uma avaliação correta dos candidatos. Em vista disso, itens como comportamento apresentado nas redes sociais é muito importante. Mas o detalhe é que a conduta nas mídias sociais revela muito sobre o indivíduo, pois nunca na história da humanidade as pessoas tiveram tanta facilidade em “tornar sua vida pública”.

Mas isso significa apenas que as crenças, convicções e condutas dos profissionais expostas nas redes sociais irá atrair empresas (assim como seguidores, conexões, curtidas, etc) daqueles que se identificam com esse posicionamento. Então a ideia de pesquisar as redes sociais não é avaliar se uma pessoa é boa, ruim, inteligente, radical ou atribuir qualquer adjetivo por melhor que seja…

A ideia é simplesmente verificar (em uma fonte confiável uma vez que o próprio autor é quem disponibiliza aquele conteúdo) quem está alinhado com os princípios da empresa e quem tem mais potencial de caminhar na mesma direção.