A importância do segundo idioma vai muito além da possibilidade de viajar e se comunicar com pessoas de diferentes países. 

Ter conhecimento em uma língua estrangeira, independente de qual você escolher, também pode ser um grande diferencial na sua carreira profissional. 

Seja para concorrer a vagas de empresas multinacionais ou até se preparar  para um curso ou job no exterior, um segundo idioma pode fazer com que você se destaque na entrevista de emprego e tenha mais reconhecimento no ambiente de trabalho. 

Conheça também os nossos conteúdos no Youtube: Não tenho inglês fluente, e agora?

Ficou interessado em saber como uma segunda língua pode alavancar sua carreira? Continue lendo para conferir!

 

Importância do segundo idioma: é mesmo necessário?

Com o advento da internet e a globalização de informações, a necessidade de saber um segundo idioma vem se tornando cada vez mais presente. 

No entanto, uma segunda língua não possibilita somente mais acesso a conteúdos e fontes digitais, como oferece a chance de se destacar profissionalmente e ser reconhecido no mercado. 

Conheça outras vantagens de ter um segundo idioma no seu currículo: 

 

Possibilidade de ser melhor remunerado

Um segundo idioma pode significar muito durante o processo seletivo, principalmente se for em uma multinacional. 

Isso porque, esses tipos de empresas possuem filiais em outros países, tornando a presença de um profissional bilíngue indispensável para a organização.

Logo, esse profissional poderá ter um cargo de destaque na empresa, sendo responsável por dar assistência aos gestores e pela comunicação com parceiros estrangeiros, por exemplo.

 

Vivenciar experiências internacionais

Conhecer um segundo idioma também oferece oportunidades internacionais incríveis, como um intercâmbio, realizar viagens a negócios ou até conseguir um emprego no exterior. 

Além de somar no seu currículo profissional, essas experiências irão proporcionar aprendizados e realizações pessoais inesquecíveis.

 

Ser responsável pela comunicação internacional da empresa

Uma outra vantagem de falar mais de um idioma é poder ocupar um cargo importante dentro de grandes organizações.

Mesmo sabendo da importância do inglês e outros idiomas, muitas pessoas não tem interesse ou não possuem disponibilidade para estudar uma segunda língua. 

Por isso, profissionais que têm conhecimento em outros idiomas se destacam no mercado profissional e tendem a receber melhores oportunidades.

 

Como aprender um novo idioma?

Independente do idioma que você escolher, é essencial manter um cronograma de estudo e treinar constantemente.

Se você não possui muito tempo disponível ou não deseja gastar com cursos de idiomas, vamos dar algumas dicas de como aprender uma nova língua de forma autônoma . Confira:

 

Assista filmes

Ver filmes é uma ótima forma de aprender um idioma novo, sem contar que é uma tarefa um tanto quanto divertida, não é mesmo?

Uma dica para que você consiga absorver a nova língua, é assistir o mesmo filme duas vezes: uma com legendas em português, e outra com legendas na língua escolhida. 

Desse modo, você estará aprendendo como as palavras são pronunciadas e as suas traduções.  

 

Ouça músicas internacionais

Ouvir músicas no idioma que você está aprendendo e verificar a tradução da letra também é outra forma prática e simples de saber como palavras específicas são pronunciadas. 

Além disso, ouvir músicas que você gosta facilita a memorização da letra e tradução.

 

Pesquise palavras desconhecidas

Toda vez que você ler ou ouvir uma palavra que você desconhece, procure buscar seu significado e tradução.

Uma dica é separar um caderno só para anotar termos desconhecidos. Assim, você aprenderá rapidamente e poderá se comunicar com facilidade. 

 

Baixe aplicativos 

A última dica dessa lista já é bastante conhecida, afinal, com a tecnologia disponível hoje, existem diversas opções de aplicativos para atender às necessidades de estudo de um segundo idioma.

Uma delas é o aplicativo de idiomas, que ajudam pessoas que estão aprendendo desde o nível básico, até mais avançado. 

Conheça alguns aplicativos que você pode instalar para treinar:

 

Quer vivenciar uma experiência internacional?

Como você pode ver, a importância do segundo idioma para a sua carreira vai muito além de agregar mais um conhecimento no currículo. 

Saber se comunicar em outras línguas abre inúmeras portas e permite vivenciar experiências incríveis!

Se você tem interesse em trabalhar no exterior e aperfeiçoar seu idioma, não deixe de acessar o serviço de vagas no exterior da Missão RH.

Entre em contato conosco e saiba mais.