Você sabia que contratar um consultor de carreira oferece inúmeras vantagens? 

Com a ajuda de um consultor, há a oportunidade de se desenvolver ainda mais como profissional e se preparar para os processos seletivos. 

Apesar disso, essa função ainda é considerada pouco relevante no mercado, refletindo em candidatos sem preparação para as vagas de emprego.

Você também pode se interessar: Importância do currículo em processos seletivos: Descubra como fazer o seu!

Neste post, vamos explicar o que faz um consultor de carreira e porque contratar um. Continue lendo para saber mais!

O que faz um consultor de carreira? 

Um consultor de carreira é um profissional, geralmente graduado em psicologia, que atua analisando e desenvolvendo o potencial do cliente para que o mesmo tenha êxito no âmbito profissional. 

Esse especialista tem experiência com contratações e procura qualificar o cliente de acordo com as necessidades do mercado de trabalho e do setor. 

Desse modo, o indivíduo que contrata os serviços do consultor de carreira recebe orientações sobre currículo profissional e comportamento nas entrevistas de emprego. 

Além disso, o consultor propõe um treinamento específico para cada pessoa e traça um planejamento de metas a curto e longo prazo. 

5 Motivos para contratar um consultor de carreira

A consultoria de carreira apresenta muitos benefícios, tanto para o profissional que procura a recolocação no mercado de trabalho, quanto para quem deseja melhorar o desempenho na sua função.

Sabendo disso, preparamos uma lista com os 5 principais motivos para contratar um consultor. Confira!

#1 Metodologia alinhada 

O alinhamento de metodologia é uma parte fundamental da consultoria de carreira, garantindo que o cliente obtenha os resultados esperados de acordo com seus objetivos.

Com uma metodologia pronta, o consultor consegue elaborar o passo a passo do processo e como cada etapa será desenvolvida. 

Desse modo, o cliente recebe uma visão dinâmica e detalhada de tudo que será trabalhado ao longo da consultoria.

#2 Networking 

O networking é uma outra grande vantagem para você contratar um consultor de carreira.

Esses profissionais trabalham constantemente para nutrir uma boa rede de contatos e têm acesso facilitado às oportunidades de emprego.

Sendo assim, você não receberá apenas um direcionamento de carreira, como também terá a chance de ampliar suas conexões. 

#3 Conteúdos esclarecedores

Além de fornecer materiais completos e detalhados sobre o mercado de trabalho, o consultor de carreira proporciona um entendimento amplo sobre o setor do cliente e estratégias de planejamento. 

Esse, sem dúvida, é um ótimo motivo para você contratar uma consultoria e garantir as melhores oportunidades de trabalho. 

#4 Orientações individuais

Como falamos anteriormente, o especialista em consultoria realiza uma análise completa do perfil do indivíduo e trabalha em cima dessa constatações. 

Após entender os interesses e habilidades da pessoa, o consultor constrói um plano de carreira específico. 

#5 Forma de pagamento

Por fim, o último motivo para você contratar a consultoria de carreira é o método de pagamento, que acontece da seguinte forma: 

Você paga um valor inicial pelo serviço e, somente depois que for contratado, você paga o restante. 

Isso contribui para a assertividade e qualidade do serviço. 

Conclusão

Com o auxílio de um consultor de carreira, você não terá somente mais assertividade nos processos seletivos, como também irá aprimorar suas habilidades e competências como profissional. 

Logo, a consultoria proporciona aprendizados que podem ser decisivos em processos seletivos e entrevistas para promoção de cargo.

Leia também: Confira quais são as 7 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego

Conheça a Academia do Emprego – Missão RH

Como você pode ver, se preparar para processos seletivos e conhecer o mercado de trabalho são fatores cruciais para conseguir o emprego dos sonhos.

Por isso, a Missão RH desenvolveu um curso voltado para você que não quer perder tempo. 

Conheça mais sobre a Academia do Emprego aqui.