Manter o foco no trabalho é essencial para desempenhar de forma correta e precisa a sua função. 

Entretanto, sabemos que no dia a dia não é bem assim. Afinal, são inúmeras distrações que podem tirar a nossa atenção e nos deixar dispersos. 

Redes sociais, mensagens de texto e até conversas paralelas que acontecem durante o dia contribuem para a perda do foco. 

Além disso, muitas pessoas também sofrem de TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), resultando em uma dificuldade ainda maior de manter o foco no trabalho. 

Você também pode se interessar: Cursos profissionalizantes Missão RH: Confira!

Sabendo de todos os obstáculos que existem no ambiente de trabalho, decidimos trazer algumas dicas  que vão ajudar você a se concentrar durante o expediente e ser mais produtivo. 

Boa leitura! 

7 estratégias para você manter o foco no trabalho

Estar concentrado ao realizar tarefas é imprescindível para evitar erros e garantir melhores resultados, independente da função que você desempenha. 

Portanto, confira agora algumas estratégias que irão te ajudar a se manter focado no trabalho e melhorar seu desempenho:

#1 Se afaste das distrações

A primeira estratégia para ter mais foco no trabalho é afastar-se das distrações e empecilhos que podem vir a tirar a sua atenção.

Procure guardar seu celular na gaveta do escritório ou deixá-lo na sua bolsa e evite abrir abas no computador de redes sociais e outros canais de entretenimento. 

Simples atitudes como essas podem ser cruciais na hora de focar nas suas tarefas, desse modo, você não ficará parando a cada 5 minutos para conferir as notificações ou responder mensagens.

 #2 Faça um planejamento do seu dia 

Pode até parecer clichê, mas elaborar um cronograma com todas as atividades que você possui e separar um tempo para cada uma delas evita atropelos e tarefas não finalizadas. 

Além do mais, isso servirá para definir exatamente quanto tempo você gasta em cada afazer, resultando em uma gestão ainda mais organizada e produtiva no seu dia.

#3 Não dispense pausas

É muito comum ver profissionais que optam por não fazer intervalos com o pretexto de que há muito trabalho para ser realizado e isso atrapalha.

No entanto, esse pensamento não poderia estar mais errado! 

Quando você permanece muito tempo tentando se concentrar, chega um momento que o seu cérebro precisa de um descanso. 

Por esse motivo, as empresas são obrigadas por lei à proporcionar alguns minutos de intervalo aos funcionários. 

Tirar um tempo para descansar não é sinônimo de perder o foco, na verdade, isso irá fazer com que você restabeleça a atenção com muito mais facilidade, pois não estará forçando a sua mente.

#4 Observe o seu corpo 

“O que isso quer dizer” você pode estar se perguntando. 

Observar o seu corpo e prestar atenção nos sinais que ele dá é extremamente importante para garantir a produtividade e foco no trabalho. 

Fatores como alimentação, horas de sono e até a respiração podem impactar diretamente na sua função. 

Ao ingerir alimentos saudáveis e ter uma boa noite de sono, o seu corpo irá apresentar´mais resistência física e mental. 

Vale ressaltar que a respiração também é muito importante para que o seu cérebro se mantenha oxigenado. 

#5 Saiba separar o pessoal do profissional 

Uma outra dica importante para ter foco no trabalho e evitar erros no futuro é separar a vida pessoal da profissional. 

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil e que, infelizmente, não temos controle sobre as coisas que acontecem fora do trabalho. 

Contudo, é muito importante que você não leve problemas pessoais para dentro do ambiente de trabalho. 

Tente resolver pendências após o horário de expediente e concentre-se na resolução das suas atividades. 

#6 Ouça música 

Caso seja permitido, uma boa ideia para manter o foco é escutar música durante o trabalho. De preferência, opte por ouvir músicas mais relaxantes e calmas. 

Uma dica é criar playlists só para o trabalho e deixar tocando no modo automático durante o dia. 

Isso irá fazer com que você fique menos ansioso e tenha um melhor desempenho nas suas atividades.

#7 Tenha autocontrole 

Por fim, o autocontrole é uma forma poderosa de fazer com que você se concentre nos seus afazeres e deixe de lado distrações. 

A capacidade de manter o foco no trabalho é uma das skills mais requisitadas no mercado e, ao mesmo tempo, mais complicadas de desenvolver. 

Todavia, se você tiver persuasão e estimular esse lado,  o foco será uma das suas características mais fortes. 

Uma boa alternativa também é investir em um coaching de carreira. 

Esse profissional possui metodologias e recursos que podem ajudá-lo a manter o foco no trabalho e desenvolver ainda mais seus pontos fortes.

Conclusão 

Se manter focado no trabalho não é uma tarefa tão simples, visto que são inúmeras as distrações presentes no nosso dia a dia. 

Entre notificações no celular, conversas paralelas e telefones tocando, concentrar-se nas atividades pode ser mais dificultoso do que imaginamos. 

Por isso, é fundamental seguir um cronograma e organizar a pauta. Além disso, é muito importante buscar formas de se dedicar ainda mais quando você está desempenhando sua função. 

Leia também: 

Se você precisa de ajuda para colocar todas essas estratégias em prática, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o coaching de carreira!