Ainda que você já tenha participado de diversas entrevistas de seleção, nenhuma é igual a outra. É por conta disso que o candidato a vagas de emprego costuma apresentar nervosismo ou ansiedade. Essas sensações não são necessariamente algo ruim, mas você precisa estar atento aos níveis destas emoções. 

O nervosismo pode mostrar que há comprometimento e preocupação com a entrevista de seleção e um interesse real em passar no processo. No entanto, não pode prejudicar o desempenho e refletir no resultado da sua conquista. 

Portanto, separamos algumas dicas que podem ajudar você a conseguir controlar seus sentimentos na hora de responder às perguntas da entrevista de seleção.

Confira 10 dicas para vencer o nervosismo durante a entrevista de seleção: 

  1. Esteja preparado para a entrevista de seleção
    Procure saber sobre a empresa que está oferecendo a vaga. Parece básico, mas é comum o candidato não coletar essas informações, principalmente quando se inscreve para vários processos. Identifique mentalmente de que forma os seus conhecimentos e experiências podem colaborar para o crescimento da empresa. Lembre-se: muitas vezes, a procura é por talentos e não por experiências. Então, se você ainda está começando no mundo do mercado de trabalho, fique tranquilo porque existe uma oportunidade para você.
  2. Ensaie a conversa
    Ainda que as perguntas possam mudar de uma entrevista para outra, muitas delas são de praxe. Realize ensaios das suas respostas e procure identificar quais outras indagações podem ser feitas. Se tiver oportunidade, converse com algum colaborador que já esteja na empresa, por exemplo. Outra dica bastante eficaz, é conversar com o seu reflexo diante do espelho. Desta forma você poderá praticar a sua dicção e identificar se está falando rápido demais.
  1. Planeje-se para o momento
    Antes da entrevista de seleção tire um tempo para relaxar e concentrar-se no compromisso. E, claro, evite atrasos. Inclusive, se chegar com alguns minutos de antecedência não será uma atitude mal vista. Só não chegue exageradamente antes.
  2. Treine sua respiração
    Mesmo antes da entrevista de seleção, busque fazer exercícios que ajudem a controlar a respiração. Puxe o ar pelo nariz, segure nos pulmões por três ou quatro segundos e solte o mais devagar que conseguir. Isso ajudará a baixar os níveis de ansiedade. 
  1. Fale pausadamente
    Para que nenhuma informação se perca durante a conversa com o entrevistador, cuide com a velocidade da sua fala e procure deixar tudo o mais claro possível. Certifique-se de responder a todas as perguntas da melhor forma que conseguir.
  2. Não tenha medo da sinceridade
    Não há problema em reconhecer que precisa aprofundar os seus conhecimentos em determinada área. É um problema muito maior não conseguir executar as tarefas depois, em caso de efetivação.
  1. Positividade é a chave do sucesso
    Mentalize pensamentos positivos antes e durante a entrevista de seleção. Acredite em si mesmo e demonstre, durante a conversa, que você tem certeza de que pode contribuir para as necessidades da empresa. Saiba que todo mundo tem pontos fortes a serem explorados.
  2. Seja autoconfiante e não permita que a sua autoestima seja ferida
    Em caso de uma resposta negativa por parte da empresa ou recrutadora, não permita que sentimentos pessimistas possam abalar você. Lembre-se de que sempre, acima de tudo, os entrevistadores, sejam eles da empresa ou terceirizados, buscam profissionais com determinadas habilidades, porém, acima de tudo, com perfil para a vaga.

No texto “Saiba qual a diferença entre potencial e perfil para se candidatar a uma vaga de emprego”, explicamos porquê é importante conhecer a diferença do que é ter potencial e o que é ter perfil, quando falamos de oportunidades de emprego.

  1. Aproveite para saber se é para você

É claro que a entrevista de seleção é importante para você se colocar no mercado, mas é interessante aproveitar para perceber o clima do lugar. Caso você entenda que não condiz com o seu perfil e que as condições como salário e benefícios, ou até as funções do cargo em si não são pra você, não é ruim decidir por não ficar. Pelo contrário, mostra que você tem objetivos claros de carreira.

  1. Busque auxílio especializado

Tanto para encontrar a vaga que você busca quanto para entender como melhorar sua performance em entrevistas, nós, da Missão RH, podemos auxiliar. 

Além de oferecermos em nosso site vagas em empresas de diversos ramos do mercado, também ofertamos serviços de mentoria, aconselhamento e cursos, que podem auxiliar você a compreender como usar “fraquezas”, como o nervosismo e a ansiedade, ao seu favor, tornando-as sua melhor ferramenta. 

Confira mais sobre dicas para se candidatar a uma vaga de emprego no vídeo abaixo