Empresas procuram profissionais com seu perfil? Reflita sobre a compatibilidade entre o que a empresa e o profissional tem a oferecer


Certa vez um candidato que foi indicado para uma empresa voltou à agência para agradecer pela contratação e disse algo impossível de esquecer: “Para um pai de família estar 15 dias de férias é pouco, mas 15 dias desempregado é uma angústia sem fim”. Com esse pensamento e por sua atitude grata, ele não ficou desempregado mais do que 15 dias.

Pode parecer clichê, mas que empresa não gostaria de um profissional assim?

Porém o fato é que não existem empresas e nem pessoas perfeitas. Ainda bem! Pois o mais importante é buscar uma empresa onde as suas competências sejam necessárias, seus defeitos sejam aceitáveis e seus objetivos sejam os mesmos da organização.

Toda empresa e todo profissional tem uma missão, uma visão de futuro e princípios. A diferença é que as empresas empreendem um esforço maior para tornar explícitos esses elementos em quadros espalhados pela empresa e no seu site.

Em sessões de orientação de carreira é muito comum que os profissionais passem pela etapa de identificar sua missão como profissional, visão e que principalmente tenham claros os seus valores.

Também é comum ver profissionais frustrados quando as empresas dão retorno do tipo: “você é bom demais pra vaga”. Isso não significa que o profissional não seja capaz de fazer o que está lhe sendo proposto, mas a pergunta é por quanto tempo ele aguenta realizar tarefas não condizentes com a sua missão profissional?

Até que as necessidades básicas sejam satisfeitas está tudo bem. O problema é quando o tempo passa e as coisas não acontecem, gerando frustração e insatisfação nos profissionais. Feliz ou infelizmente o preço de cometer esse erro é alto, não só financeiramente para a empresa que tem uma alta carga tributaria custo com treinamento como também desgasta a imagem da empresa e as relações internamente. Para o profissional também não é uma decisão inteligente.

Por isso, para saber quantas empresas estão lhe procurando, descubra quantas delas tem uma filosofia compatível com as suas e nas quais o seu perfil técnico e comportamental tenha uma aderência capaz de agregar valor e obter benefícios nesta relação, dure ela quanto durar.

Você pode saber mais sobre esse assunto baixando nosso e-book gratuitamente