Transição de carreira é um processo que exige muito esforço e  dedicação do profissional 

A mudança é um processo e não uma etapa!

Por isso é importante que você faça uma análise do seu perfil pessoal e profissional para direcionar o seu currículo a esse novo mercado. Pode ser que sua cidade de origem seja litorânea com serviços voltados ao turismo e de repente se mude para uma cidade com uma roda econômica girando sob outros segmentos como a indústria por exemplo.

Mas o que o clima ou altitude das cidades tem a ver com você, profissional?  Pode parecer que não haja uma relação que comprometa a sua recolocação no mercado, mas, na verdade, há sim! Isso acontece porque as características culturais que constituíram a sua formação profissional interferem na forma como você vê o mercado e também como esse novo mercado enxerga você.

Por isso, o primeiro passo é tornar as suas características profissionais mais genéricas possíveis. O intuito é transmitir a sua capacidade de adaptação e flexibilidade como profissional. Esses requisitos são importantes para muitas companhias por isso, desenvolva uma estratégia de comunicação precisa em seu currículo.

O passo seguinte é identificar as características do mercado que você está inserido agora e identificar formas diferenciadas de chegar aos potenciais empregadores.  Uma forma  de fazer isso é através de trabalho voluntário. Engajamento com associações locais e todas as formas de relacionamento possível permitirão iniciar um networking pessoal e profissional em que você seja capaz de mostrar suas qualidades e potenciais.

Essas são apenas algumas dicas para ajudar o seu processo de adaptação.Se você quiser potencializar as suas competências pessoais e profissionais, os serviços especializados em orientação de carreira podem ajudar.

Você pode saber mais sobre esse assunto baixando nosso e-book gratuitamente em www.missaorh.com.br