A contratação de funcionários não é uma tarefa fácil. Independente da experiência do recrutador, reconhecer com absoluta certeza qual é o melhor perfil para uma vaga de emprego se torna complicado. 

No entanto, quando os candidatos possuem currículos e experiências semelhantes é aí que a coisa complica de vez! 

Por isso, identificar como a pessoa se comporta e lida com situações do dia a dia é fundamental na hora da contratação. 

Afinal, você não está recrutando uma máquina para trabalhar na sua empresa, e sim um ser humano com personalidade e trejeitos singulares. 

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Sabendo disso, neste artigo, vamos falar sobre as vantagens de contratar talento e comportamento ao invés de experiências profissionais.  

Boa leitura!

Por que o comportamento deve influenciar na contratação de funcionários?

Durante o processo de contratação, avaliar o perfil comportamental do candidato é fundamental para identificar se ele desenvolverá bem a função e irá se adaptar à equipe.

Trabalhos que proporcionam um contato maior com o público, por exemplo, exigem que o funcionário tenha desenvoltura ao se comunicar e seja claro. 

Mesmo que uma pessoa tenha diversas experiências com atendimento no currículo, nem sempre isso significa que ela é qualificada para o trabalho. 

Sendo assim, procure observar se o candidato é comunicativo e acessível, independente da experiência. 

Além disso, realizar testes antes de fazer a contratação também é importante para analisar o perfil comportamental do concorrente à vaga.  

Contrate talentos, treine-os depois

Sabemos que cada empresa possui suas próprias regras e exige que seus funcionários se comportem de determinada forma. 

Para ilustrar melhor este caso, podemos comparar uma grande indústria de uma pequena agência de marketing. 

Em virtude da grande quantidade de funcionários na Indústria, haverão mais regras e protocolos a se seguir, para impedir que o ambiente fique desorganizado ou fora de controle. 

Por outro lado, uma pequena agência de marketing oferece um clima mais descontraído aos seus funcionários, sendo mais liberal e não tão restrito. 

Logo, é preciso avaliar o tipo de perfil comportamental que irá agregar em cada local e, por vezes, priorizar o talento ao invés do currículo na contratação de funcionários.

Recrutar um profissional que não tenha experiência na área, mas que tenha uma personalidade compatível com o ambiente e deseja aprender já é um grande passo. 

O ditado “contrate por atitudes, treine para habilidades” não é em vão! 

Às vezes, é muito mais vantajoso oferecer uma oportunidade para alguém que não possui tantos conhecimentos, do que alguém que tenha experiência na área mas não se adeque à vaga. 

A contratação de funcionários deve ser feita sempre a partir das atitudes?

Como você pôde ver até agora, prestar atenção nas características e atitudes do candidato é muito importante durante os processos seletivos. 

Contudo, vale ressaltar que o perfil profissional não deve ser descartado. Pelo contrário, os conhecimentos e as experiências anteriores irão determinar grande parte das competências do indivíduo. 

Ainda assim, cabe ao recrutador colocar na balança os dois lados, tanto o talento “bruto” do concorrente à vaga, como o conhecimento técnico e trabalhos anteriores. 

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Como receber novos talentos da forma correta

Antigamente, muito se falava em retenção de talentos. Porém, na atualidade, a palavra “reter” já não soa tão bem para profissionais e empresas que aprenderam a trabalhar remotamente e têm cada vez mais oportunidades de operar ligados à tecnologia. 

Uma possível solução é qualificar a porta de entrada das organizações através de um bom acompanhamento funcional.

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