Muito tem se falado sobre relacionamento interpessoal e, de fato, bem relacionar-se traz benefícios para a vida como um todo. Inevitavelmente estamos o tempo todo cercados por outras pessoas. No entanto, é no ambiente corporativo que a maioria dos profissionais encontra dificuldades para desenvolver esse tipo de competência e busca ajuda para melhorar alguns aspectos. Todos os profissionais almejam sucesso e a busca pela excelência parece permanente.

Dentro de relacionamento interpessoal, podemos destacar alguns fatores que podem ajudar a desenvolver essa habilidade: são o autoconhecimento, a tolerância, o amor-próprio e a empatia, mas podemos assegurar que o autoconhecimento é a principal delas. Ele permite que se descubram qualidades, capacidades e melhorias a serem feitas no nosso eu e consequentemente atingir resultados extraordinários em diversos âmbitos da vida.

Uma das técnicas mais utilizadas de autoconhecimento, consciência e gestão emocional é a técnica do eneagrama, utilizada há mais de 5 mil anos. Trata-se de um sistema que identifica 9 tipos de personalidades, cada uma relacionada a um padrão de comportamento.  São diferentes formas de pensar, sentir ou agir. Cada ser humano possui um pouco de cada uma delas, porém uma é dominante e é o que define seus hábitos, padrões e até mesmo os defeitos. É este sistema que amplia nossa visão sobre nós mesmos e sobre os outros por isso é muito importante para a transformação e evolução.

Importantes organizações do mundo todo já utilizam por base o sistema do eneagrama para contratação de seus colaboradores, a fim de potencializar seus resultados através do talento natural das pessoas.  Também é utilizado como ferramenta de desenvolvimento, para conhecer melhor a personalidade, capacidade de liderança e de comunicação de cada colaborador e também o trabalho em equipe. O objetivo deste último é sempre ajudar a superar as dificuldades juntos.

Em suma, o eneagrama torna explícito o fato de que cada ser humano é único  e deve ser tratado como tal. Diferentes tipos de personalidade precisam ser gerenciadas de forma diferente portanto essa técnica assume um importante papel na busca pela excelência. Passar a reconhecer nossas emoções e as emoções do próximo torna-se fundamental tanto na vida pessoal como na vida profissional. Se você quiser saber mais sobre o Eneagrama e participar de dinâmicas de Relações Interpessoais, conheça a Missão RH.