De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2018 havia quase 14 milhões de desempregados no Brasil. Se você é uma dessas pessoas, é muito natural que esteja enfrentando em uma situação delicada. Contudo, é fundamental não entrar em pânico! Ter autoconhecimento, boa mentalidade e focar na atitude positiva é essencial para a sua recolocação profissional.

Esse período pode ser usado para aprender a se posicionar no mercado de trabalho e encontrar o emprego ideal! Conheça 4 dicas incríveis!

1. Participe de cursos e palestras

Não fique parado nesse período em que você ficará em casa. Aproveite a ocasião para participar de cursos, palestras e encontros de negócio. Pesquise, na sua cidade, quais são os principais eventos no seu ramo de atuação e marque presença em todos eles. Existem opções com valores em conta ou até mesmo gratuitas. 

Aproveite esse momento para desenvolver novas habilidades que possam agregar no seu currículo e para que você se destaque nas próximas entrevistas de emprego: invista tanto em cursos técnicos da sua área quanto em cursos de idiomas.

Assim, busque por orientação de carreira e pesquise por webinars, workshops, seminários e palestras online — existem diversas plataformas que disponibilizam profissionalização gratuita.

2. Descubra quem você é e o que quer em seu próximo trabalho

É muito importante utilizar esse período para o autoconhecimento e para descobrir novos horizontes. Por exemplo, você pode aproveitar o tempo livre para cuidar da sua saúde e para praticar atividades que proporcionam bem-estar e qualidade de vida.

Isso porque, quando estamos com muito tempo ocioso, é comum termos pensamentos negativos e que promovem desequilíbrio emocional. Por isso, para alcançar o sucesso profissional, é essencial ter autoconhecimento, uma boa mentalidade e focar sempre na atitude positiva.

Diante de um novo contexto novos hábitos podem dar espaço para uma mudança também na carreira

3. Mantenha o seu currículo atualizado

Cadastre-se nas principais plataformas de emprego da sua região e mantenha o seu currículo bem-apresentado. Capriche na atualização dessas informações de maneira objetiva e coerente.

Preencha todos os campos do currículo ressaltando as suas experiências mais importantes e relevantes. Além disso, se possível, faça um portfólio para divulgar as suas principais habilidades e divulgue na web.

4. Invista no networking profissional

Para se manter ativo no mercado de trabalho é essencial investir no networking (estabelecimento de uma rede de contatos e conexões empresariais). Assim, invista na sua rede de relacionamentos e mantenha uma boa comunicação com ela.

Exponha o seu interesse profissional para as pessoas, confira se elas têm alguma indicação de trabalho e avise os seus amigos que você está em busca de novas oportunidades.

Cultive a sua rede de contatos com muito profissionalismo. Uma excelente plataforma que permite a manutenção desses relacionamentos é o LinkedIn. Por isso, crie um perfil caprichado nessa mídia social.

Ao ser demitido, é muito natural que as pessoas fiquem chateadas e percam a determinação por um instante, afinal, é um momento muito delicado. Considerando que as taxas de desemprego estão aumentando, é fundamental saber o que fazer nesses períodos ociosos. Assim, algumas dicas essenciais são: tenha autoconhecimento, uma boa mentalidade e foque nas atitudes positivas.

Neste post, você conferiu 4 dicas incríveis para promover a sua recolocação profissional. Você gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para nos seguir no Instagram e curtir a nossa página no Facebook. Assim, você fica por dentro das nossas novidades!