Por mais experiente e comunicativo que você seja, é muito natural ficar nervoso em uma entrevista de emprego. Isso porque, estamos concorrendo a vaga com outros candidatos e queremos passar uma boa impressão para os recrutadores, certo?  Nossa intenção em elaborar um check list é despertar a sua atenção para sutilezas que fazem a diferença nos detalhes e oportunidades de utilizar o processo seletivo para colocar em prática suas competências pessoais. 

Sabemos que cada entrevistador avalia o candidato de acordo com uma metodologia diferente, baseado nos pré-requisitos de determinada vaga.  Contudo, existem alguns detalhes importantes que a maioria dos recrutadores considera na hora de avaliar um candidato. Assim como VOCÊ precisa ter os seus critérios para evitar o desgaste de entrar em uma empresa e dar mil explicações do motivo pelo qual sua CTPS foi assinada por poucos dias ou porque você não passou na experiência.  Por isso, entenda o check list abaixo como pontos de atenção ao processo seletivo que podem te ajudar a crescer!

Saiba o que você quer de verdade

Imagine que uma entrevista de emprego é uma via de mão dupla, onde você será avaliado sim, mas é o momento em que você também poderá avaliar a empresa. Então essa é uma ótima oportunidade para treinar sua assertividade. Ser assertivo significa acessar uma competência emocional que é definida por um posicionamento claro, baseada na autoconfiança e auto estima do indivíduo.

Então, essas perguntas comuns em entrevistas de emprego são na verdade excelentes oportunidades de desenvolver sua assertividade.

  • Quais foram os motivos de você ter saído dos empregos anteriores: Essa é uma grande oportunidade de JAMAIS denegrir a imagem de antigos empregadores e colegas de trabalho, mas sim expressar com verdade e assumir que por razões pessoais ou ciclos que terminam houve o desligamento da empresa. 
  • Como você lida com pressão? Perguntas como essa possibilitam ao candidato dialogar e se for necessário, pedir ao entrevistador que seja mais específico para que a situação de pressão seja corretamente compreendida e avaliada antes da resposta. Assim o candidato saberá se é capaz de lidar com o que a vaga necessita.  
  • Quais são os seus objetivos profissionais e pessoais? É importante ter objetivos pessoais e profissionais ao longo de toda vida sim. Mas nem todo mundo deseja ocupar cargos de gestão e ganhar altos salários. Nesse momento a oportunidade é ótima para verificar se os objetivos da empresa e do profissional estão alinhados. 
  • Quais foram os seus principais desafios e conquistas? Essa pergunta só faz sentido para quem consegue estabelecer uma relação de SIGNIFICADO com o seu trabalho. Observe a si mesmo: se na hora de responder a essa pergunta você olhar pra trás e tiver coisas das quais se orgulha, ótimo. Mas se sentir que “parece” faltar alguma coisa, ótimo também! Você terá se dado conta do que precisa construir nos próximos passos da sua carreira.
  • Fale um pouco sobre você: Geralmente o contexto aqui é profissional, mas nada impede que em um segundo momento sejam abordadas questões relacionadas a vida pessoal, família, história e até lazer. Se a vaga que está diante de você lhe interessa, essa é uma oportunidade de mencionar como seu perfil pessoal, formação e experiência se encaixam ao perfil da empresa e da vaga. 
  • Por que devemos contratá-lo? Se você SABE o que quer, essa resposta vai ser a mais fácil de todas! 

Pesquise sobre a empresa contratante

Demonstrar INTERESSE é uma ótima forma de expressar iniciativa. Saber os detalhes da empresa, além de ampliar sua visão sobre a vaga e se é algo que realmente vale a pena pra você naquele momento, também possibilita elevar o nível da conversa. Por isso, busque o máximo de informações sobre a empresa contratante em sites, blogs e mídias sociais. Entenda qual é a cultura da organização e anote dúvidas inteligentes sobre o ambiente de trabalho para perguntar ao entrevistador — essa atitude demonstra que você se interessou em pesquisar mais sobre a empresa e quer conhecer a sua rotina.

Observe se o seu estilo pessoal combina com a empresa

É importante investir em uma boa apresentação visual sempre, principalmente por questões de auto estima. Demonstrar que você é uma pessoa segura em seu jeito de ser, é o que mais conta. Por isso é tão importante verificar se a empresa exige utilização de uniforme, se as pessoas nesta organização se vestem de maneira mais formal ou informal e avaliar como você se sente em relação a isso; Pode parecer irrelevante mas só é possível honrar a cultura da organização se você respeitar a si mesmo em seu estilo. 

Fique calmo

Essa é uma mudança de mentalidade importantíssima. É fácil falar respire fundo, tome um chá de camomila e fique calmo!  Porém você só conseguirá AGIR de forma diferente se você entender que também terá a oportunidade de avaliar quem está te avaliando e compreender que o preenchimento de uma vaga tem que ser bom para ambos.  Além disso, é importante chegar na entrevista com, no mínimo, 15 minutos de antecedência. Assim, dá tempo para você tomar uma água e tirar um tempinho só seu antes de entrar pra conversar. 

Seja autêntico nas respostas

Seja verdadeiro ao responder as perguntas do recrutador. Mantenha sempre um bom contato visual, tenha uma boa postura, seja autêntico e não minta para impressionar. É importante mostrar que você é um profissional qualificado e comunicativo, que tem experiência e que é a pessoa mais indicada para o cargo.

Envie uma nota de agradecimento

Uma atitude cordial, após a entrevista de emprego, é enviar uma nota de agradecimento ao recrutador. Isso demonstra que você é educado e que dispôs de um tempo para agradecer a oportunidade e o seu tempo investido.

Causar uma boa impressão na entrevista de emprego é fundamental para que o recrutador escolha você para preencher a vaga almejada. Para isso, é essencial conferir o nosso checklist e verificar algumas regras gerais que se aplicam na maioria das entrevistas.

Neste post, você conferiu um checklist para causar uma boa impressão na entrevista de emprego. Aproveite para conhecer também o que é orientação de carreira e como isso pode te ajudar. Boa leitura!