O mercado de trabalho está cada dia mais concorrido. É fundamental apresentar diferenciais para se destacar durante a entrevista de emprego e, assim, garantir uma vaga. Você sabe quais características únicas um candidato deve apresentar no processo seletivo?

Hoje, ter uma pós-graduação ou inglês avançado não são mais diferenciais tão valorizados pelos recrutadores. As empresas estão em busca de profissionais capazes de tomar decisões inteligentes, gerenciar bem o tempo, que conseguem administrar suas emoções, entre outras características.

Para auxiliar você a entender melhor esse assunto, listamos 7 diferenciais realmente relevantes que um candidato deve apresentar em uma entrevista de emprego. Confira abaixo!

7 diferenciais para apresentar na entrevista de emprego

1 – Equilíbrio emocional 

Lidar com os desafios do dia a dia de forma emocionalmente inteligente é um diferencial importante em um candidato. O equilíbrio emocional é uma característica que determina se um profissional vai gerenciar uma crise de forma eficiente ou não.

2 – Proatividade

Perceber oportunidades e ter iniciativa de aproveitá-las é crucial para um profissional de destaque. O colaborador que sempre espera pelo gestor tem grandes chances de nunca avançar em sua carreira.

3 – Autoconhecimento

Candidatos que conhecem seus pontos fortes e fracos têm maior chance de se destacarem em uma entrevista de emprego. Isso porque ele saberá identificar as oportunidades, valorizar suas qualidades, lidar bem com as ameaças e trabalhar suas dificuldades.

Existem diversas ferramentas que propiciam esse autoconhecimento. Elas vão desde a terapia, coaching, análise de perfil comportamental e chegam até meditação e eneagrama.

4 – Gestão do tempo

Produtividade é um assunto em alta! Empresas investem cada dia mais em aumentar a produtividade de seus colaboradores e na busca por profissionais que tenham esse diferencial. Gerir bem o tempo é essencial para cumprir as demandas sem estresse e atraso.

5 – Flexibilidade

Maleabilidade, versatilidade, flexibilidade. Essas características, que convergem num mesmo significado, são imprescindíveis em um mercado tão velozmente mutável. Os recrutadores estão em busca de profissionais capazes de adaptarem-se às mudanças.

6 – Autogestão

Muitos dos diferenciais listados até aqui corroboram com o conceito atualmente tão difundido da autogestão, onde o profissional deve saber gerir suas tarefas, seu tempo, suas emoções, seu trabalho. A autogestão é um desafio e uma característica muito valorizada.

7 – Bom relacionamento interpessoal 

Raras são as posições onde um profissional não precisa relacionar-se com outras pessoas. Um bom relacionamento interpessoal é capaz de tornar o trabalho mais prazeroso, de facilitar negociações, de gerar novos negócios e abrir portas.

Como falamos anteriormente, o novo mercado de trabalho exige novas características dos profissionais. Esses 7 diferenciais listados podem ser o que separa você da sua vaga dos sonhos.

Vale lembrar que eles não são os únicos diferenciais que você pode apresentar em uma entrevista de emprego. Existem outras características suas que podem ser usadas como destaque em um processo seletivo.

Se você tem interesse em planejar melhor seu caminho profissional e descobrir suas forças e fraquezas, que tal ler nosso post sobre como a orientação de carreira pode te ajudar? Confira agora mesmo!