O autoconhecimento pode gerar uma série de benefícios para sua vida pessoal e profissional. Ele tem se tornado cada dia mais imprescindível para que um candidato se destaque em um processo seletivo. Você sabe por quê?

Para que você entenda a importância desse processo e, claro, como iniciá-lo em sua vida, produzimos este post. Aqui listamos alguns dos benefícios do autoconhecimento e ferramentas que você pode utilizar para se autoconhecer. Confira!

Por que autoconhecimento é importante?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o autoconhecimento é fundamental para guiar nossas decisões; planejar e realizar sonhos e objetivos, desenvolver as competências e administrar nossas ações de modo assertivo.

Autoconhecer-se gera diversos benefícios para sua vida pessoal e profissional: consciência de seus pontos fortes e fracos, equilíbrio emocional, qualidade de vida, autoconfiança, entre outros.

Nos processos seletivos, além de permitir que o candidato saiba valorizar seus pontos fortes e aprimorar seus pontos fracos, o autoconhecimento vai levá-lo a desenvolver outras habilidades importantes, como o equilíbrio emocional e a gestão do tempo.

O equilíbrio emocional é fundamental no mercado de trabalho atual. Ele permite ao profissional tomar decisões e ter atitudes mais racionais, menos impulsivas, aumentando a assertividade. Além disso, esse equilíbrio faz toda diferença na hora de gerenciar uma crise, por exemplo.

Como se autoconhecer melhor?

Existem diversas ferramentas e métodos que vão permitir que você se conheça melhor. Abaixo, listamos 5 meios que podem levar você ao autoconhecimento.

Terapia

A terapia é o modo mais conhecido para conhecer-se melhor, descobrir mais sobre si mesmo, tratar algum trauma específico, ressignificar acontecimentos. A terapia tem variados objetivos e abordagens e é muito útil no processo de autoconhecimento.

Coaching

Muitas pessoas confundem o coaching com a terapia. É importante deixar claro que são duas ferramentas diferentes. O coaching é uma metodologia que possui técnicas próprias, utilizada para levar a pessoa (coachee) do estado atual para o estado desejado.

Em outras palavras, o coaching é um meio para ajudar você a alcançar um objetivo específico. Enquanto a terapia só pode ser realizada por psicólogos, o coaching é realizado por um facilitador (coach) capacitado para tal, mas não obrigatoriamente um psicólogo.

Análise SWOT

Você já ouviu falar na matriz SWOT? Essa análise mapeia suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Ela é muito utilizada por empresas em planejamento estratégico e é usada também para o planejamento estratégico pessoal.

Roda da Vida

A Roda da Vida é uma das ferramentas do coaching. Ela mede seu índice de satisfação nas principais áreas da vida: pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos. Como o próprio nome sugere, a Roda da Vida tem o formato de um círculo e ajuda você a visualizar como está o equilíbrio em sua vida.

Eneagrama

O Eneagrama é uma metodologia de autoconhecimento que tem ganhado força. Ele é representado por uma figura geométrica de 9 pontos, que representam um tipo de personalidade. Perfeccionista, prestativo, bem-sucedido, individualista, observador, questionador, sonhador e confrontador e pacifista.

Essa ferramenta, que muitas empresas estão adotando em suas seleções, ajuda a identificar o perfil profissional de cada pessoa.

Como você pode perceber existe uma enorme variedade de métodos para o autoconhecimento e você pode buscar o que julgar acessível para você. O importante é não deixar esse processo de lado, pois ele aumenta suas chances de destaque em um processo seletivo.

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe em suas redes sociais! Você pode ajudar mais pessoas a descobrirem o universo do autoconhecimento.