A entrevista de emprego às vezes causa aquele friozinho na barriga. A insegurança pode ser um fator decisivo na hora de ser selecionado ou não. Mas, com os insights que trouxemos, você com certeza conseguirá controlar o nervosismo na hora de falar com os recrutadores e terá mais chances de ser contratado. 

Mantenha seu currículo atualizado

Parece algo irrelevante, porém, pode fazer a diferença quando os recrutadores forem escolher a pessoa selecionada, então, atualize-o regularmente. Se você ainda não tem, aprenda a fazer o seu currículo.

Não coloque informações inverídicas em seu currículo

O truque de inserir competências que você não possui é um risco para a sua carreira. Se descoberto, o preço pode ser seu emprego. 

Mostre ao recrutador que você pode resolver o “problema”, se contratado

Nenhuma entrevista é igual a outra, mas todas elas são um bate-papo, inclusive as mais formais. Então, aproveite a oportunidade para mostrar que você buscou informações sobre a vaga a qual você está concorrendo e que pode colaborar com a empresa para suprir essa demanda. 

Demonstre o que sabe sobre a empresa

Mesmo tratando-se de uma seleção realizada por recrutadores terceirizados, quem está realizando a entrevista possui as informações necessárias para avaliar quais candidatos mais se encaixam nas vagas disponíveis. É importante fazer uma pesquisa sobre a empresa que está contratando. Mostre interesse ao comentar fatos que você pesquisou sobre a empresa e porque gostaria de integrar o time.

Experiência ou talento. Qual pesa mais na hora de contratar?

Embora a experiência seja algo desejado para a maioria das vagas abertas no mercado de trabalho, atualmente as empresas estão mais preocupadas em contratar novos talentos que possam somar em seus times. Isso permite que a empresa invista em um talento que pode ser moldado, ao mesmo tempo em que este pode trazer inovações aos processos, que, talvez, precisam ser atualizados. 

Demonstre segurança e autoconfiança. Se você conseguir expressar claramente suas aptidões, experiências e conhecimentos obtidos por cursos ou cargos anteriores, mostrará ao recrutador que chegou preparado para ser entrevistado. Jamais diga que não sabe algo, deixando a entender que não está disposto a aprender.

A honestidade é extremamente importante. Se não tiver conhecimento em determinada área, não há problema em dizer a verdade, desde que deixe claro que gostaria de aprender para auxiliar no desempenho e crescimento da empresa. 

É importante lembrar que você sempre pode aumentar os seus conhecimentos, mas ninguém pode tirá-los de você. 

A diferença entre perfil e potencial e como isso afeta a autoestima

É importante lembrar também que, muitas vezes, um candidato pode ter o potencial para a vaga, porém não possui o perfil buscado pela contratante. Se não for selecionado, não permita que a sua autoestima seja abalada, fazendo com que desista. Às vezes, você não se encaixa em uma possibilidade de emprego, mas nada impede que, no futuro, seja chamado para outra oportunidade, afinal elas não faltam.

Leia também: quais são as diferenças entre potencial e perfil para se candidatar a uma vaga de emprego.

CONCLUSÃO 

A chave mestra para você obter um resultado positivo em uma entrevista, é conseguir demonstrar ao recrutador que você possui capacidade, interesse e conhecimento para desenvolver a função. 

Procure ficar o mais à vontade possível e confie em você e nas suas qualidades. Passe confiança no que está falando e, certamente, conseguirá o emprego que busca. 

Acesse o vídeo abaixo e descubra mais sobre como impulsionar suas competências na entrevista de emprego:

No mercado desde 2008, possuímos treinamento e conhecimento para, através das suas informações, indicar sua contratação para as empresas parceiras. E, se você está à procura de uma vaga, conte com a Missão RH para te auxiliar a encontrar a oportunidade adequada. Consulte as vagas disponíveis em nosso site.