Incluir o Intercâmbio no currículo é uma ótima oportunidade para se destacar no mercado de trabalho e arrumar aquele emprego dos sonhos!

Mas você pode estar se perguntando: O intercâmbio faz diferença na hora da entrevista? 

Bem, a resposta é sim! Registrar a sua experiência internacional pode ser um fator decisivo para que você seja um dos selecionados no processo seletivo. 

Você também pode se interessar: Confira quais são as 7 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego.

Sabendo disso, vamos explicar qual a importância do intercâmbio e como adicionar ele ao seu currículo profissional da forma correta. 

Boa leitura! 

Qual a importância do intercâmbio?

Estudar no exterior é uma oportunidade incrível, que agrega muitos conhecimentos e experiências para qualquer pessoa que esteja disposta e tenha condições de vivenciar essa aventura. 

No entanto, apesar dos passeios de turismo em pontos turísticos e locais históricos, o estudante também aprende a lidar com situações adversas e se comunicar em outra língua. 

Isso faz com que ele amadureça e tenha mais independência, assim, ele se torna mais preparado para encarar quaisquer dificuldades no futuro.

Por que o intercâmbio no currículo chama a atenção dos recrutadores?

Entrevista de emprego com experiências internacionais no currículo

O intercâmbio no currículo demonstra que você teve experiências diferentes dos outros candidatos e está preparado para qualquer situação que possa surgir.

Além disso, estudar no exterior não é somente uma ótima oportunidade para aprender sobre novas culturas e criar laços, mas também de aperfeiçoar o conhecimento em uma segunda língua.

Apesar do inglês ser um idioma universal, ainda há muitas pessoas que não estudaram ou não entendem a língua. 

Portanto, a sua experiência no exterior pode ser um item decisivo para o recrutador. 

Um outro fator que também chama a atenção na hora da seleção, é a capacidade do entrevistado de compreender o mercado global e levar referências do intercâmbio para o trabalho.

Por essas e outras razões, o intercâmbio pode ser um diferencial na hora de fazer uma entrevista e conseguir um bom emprego.

Como registrar o intercâmbio no currículo?

 Agora que você já sabe qual a importância do  intercâmbio no currículo profissional, vamos te mostrar como inseri-lo da melhor forma:

1. Posição: 

Você pode adicionar a sua experiência internacional no campo de Formação Acadêmica, junto com seus cursos e instituições de ensino, ou, caso tenha realizado mais de um intercâmbio, criar uma categoria de Experiências Internacionais. 

2. Dados: 

Agora, você deve adicionar os dados da Instituição onde você estudou no exterior, nome do programa de intercâmbio, datas de início e fim. 

Além disso, coloque os nomes das aulas, cursos e atividades extracurriculares que você participou para tornar o registro ainda mais completo.

3. Informações complementares:

Por fim, registre as habilidades e competências que você desenvolveu durante o intercâmbio.

Como, por exemplo, capacidade de lidar com situações adversas, proatividade, habilidades de linguagem, entre outros. 

Isso irá atribuir ainda mais valor à sua experiência internacional no currículo.

Leia também: Importância do currículo em processos seletivos: Descubra como fazer o seu!

Intercâmbio no currículo abre portas

Estudar no exterior oferece inúmeras oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal, possibilitando o conhecimento em outras línguas e culturas.

Conheça nosso programa de trabalho no Canadá e confira as oportunidades disponíveis no site. Não perca essa oportunidade!

Para mais informações, entre em contato conosco.

Até mais!